A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou hoje que países como os Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido anunciaram novos compromissos com o programa COVAX para uma distribuição global de vacinas contra a covid-19.
O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) e o Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) já iniciaram a redução dos planos de contingência para a pandemia de covid-19, mas o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO) mantém ainda o nível de alerta.
A vacina contra a covid-19 da BioNTech e Pfizer pode ser armazenada durante duas semanas a temperaturas mais elevadas do que as atualmente prescritas, segundo dados hoje divulgados pelos dois laboratórios.
O hospital de Beja vai reiniciar, na próxima semana, a cirurgia de ambulatório e retomar, gradualmente, consultas e exames, após o “decréscimo de pressão” nos serviços com doentes com covid-19, disse hoje fonte daquela unidade.
O Hospital de Cascais já iniciou a retoma faseada da atividade programada suspensa na última vaga da pandemia, estando a registar uma redução do número de doentes internados com covid-19, disse à Lusa fonte hospitalar.
A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho espera "entre final de fevereiro e início de março” retomar a atividade cirúrgica programada, após a libertação de espaços até agora ocupados com doentes com covid-19, foi hoje divulgado.
O número de pedidos de ajuda à Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima tem aumentado, situação atribuída à pandemia de covid-19 e ao desemprego que esta originou, destacando-se as solicitações de famílias imigrantes, sobretudo de nacionalidade brasileira, revelou hoje a instituição.
O PSD questionou hoje o Governo se serão atribuídos atestados médicos de incapacidade multiusos aos doentes oncológicos até à realização de uma junta médica, e quais os tempos médios de espera para obtenção deste documento.
O secretário regional da Saúde do Governo dos Açores considerou hoje que a autonomia não tem sido “bem tratada” no processo de encaminhamento para o arquipélago das vacinas contra a covid-19, mas disse compreender os constrangimentos do processo.
A pandemia obrigou os idosos a ficarem resguardados em casa, mas o programa Atividade Sénior do município de Viseu foi reorganizado e as orientações para fazerem exercício físico continuam a chegar-lhes por telefone ou computador.
Portugal registou hoje 67 mortes relacionadas com a covid-19, o número mais baixo desde 01 de janeiro e 1.940 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os hospitais da região Centro registaram quinta-feira uma nova redução de doentes internados em enfermarias covid-19, sendo já menos de 700, de acordo com o relatório de hoje da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
A aprovação na Assembleia da República da despenalização da morte medicamente assistida cria “um viés no edifício legislativo” e não é “possível ou oportuno” no contexto da pandemia de covid-19, denunciou hoje a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).
O PS entregou hoje no parlamento um projeto que pretende reforçar o acesso a contratos de seguros por pessoas que superaram situações de risco agravado de saúde, procedendo à revisão do regime jurídico em vigor.
O Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, estima retomar a atividade cirúrgica não urgente a partir de março, numa altura em que o número de internados com covid-19 continua a diminuir, adiantou hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
O centro de vacinação contra a covid-19 em Guimarães entra em funcionamento na terça-feira, no Multiusos, anunciou hoje o município.
A atividade cirúrgica do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, vai estar a partir da próxima semana a funcionar a 75% da capacidade total, estando a aproximar-se da “atividade normal”, revelou hoje fonte da instituição.
O Governo dos Açores está a investigar a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, a unidade semelhante da Lagoa e o anterior conselho de administração do Hospital de Ponta Delgada sobre eventuais irregularidades no processo de vacinação.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas 12 novos casos de covid-19 em São Miguel e um no Faial, e 11 recuperações, das quais oito em São Miguel, duas na Terceira e uma no Faial, foi hoje anunciado.
A variante do vírus SARS-CoV-2 detetada no Reino Unido já é responsável por quase metade dos casos de covid-19 em Portugal, quando no início de janeiro representava 8% das infeções, adiantou hoje Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
O ano de 2020 foi, entre os últimos cinco anos, o que registou a maior proporção de pessoas com morbilidade crónica (43,2%) e o maior aumento anual do indicador (2,0 pontos percentuais), invertendo dois anos de descidas sucessivas.
Mais de 500 casos de peste foram detetados numa região do nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo) durante os últimos meses, um surto que levou à morte de três dezenas de pessoas, segundo as autoridades locais.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje em Coimbra que o processo de vacinação contra a covid-19 não pode chegar a todos ao mesmo tempo e que existem prioridades que devem ser consistentes.
A redução de casos de covid-19 em toda a Europa permite às autoridades locais avaliar as suas respostas ao vírus e reforçar os sistemas de saúde, disse hoje a direção regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).