A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo vai construir uma Clínica de Diagnóstico por Imagem e um Centro de Dia devido ao “envelhecimento da população” e à falta de equipamentos para este tipo de exames.
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) aprovou a primeira substância à base da planta da canábis para fins medicinais em Portugal, foi hoje anunciado pela empresa Tilray, responsável pela sua produção.
A empresa alemã BioNTech anunciou hoje que fornecerá aos países da União mais 75 milhões de doses da sua vacina contra a covid-19, desenvolvida com a Pfizer, no segundo trimestre do ano, após melhorar os processos de produção.
O coordenador da Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídios em Violência Doméstica admitiu recear que os casos de violência doméstica aumentem em tempos de confinamento, apontando que o contexto atual será de menos exteriorização, mas maior sofrimento das vítimas.
A empresa de capital de risco Hovione Capital anunciou hoje que mudou de nome para Bionova Capital e que vai passar a investir em ‘startup’ de biotecnologia que desenvolvam novos produtos terapêuticos.
A equipa da Organização Mundial da Saúde (OMS) encarregada de investigar as origens da pandemia de covid-19 visitou hoje o Centro de Controlo de Doenças que lidou com os primeiros casos de covid-19 na China.
Janeiro de 2021 foi o mês que somou mais mortos nos últimos 12 anos, com 19.452 óbitos e quase todos os dias se bateram novos máximos, segundo dados do Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO).
Um novo período de confinamento entra hoje em vigor na Madeira no âmbito das medidas de combate à covid-19, e vai prolongar-se até 21 de fevereiro, mantendo-se assim em vigor o recolher obrigatório e a suspensão de aulas presenciais.
A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) saudou este domingo a possibilidade de a Alemanha enviar profissionais de saúde e equipamento médico para Portugal, mas sublinhou a importância da “criação de cursos de emergência pré-hospitalar”.
O investigador Henrique Barros considerou hoje que se tem dado “demasiado ênfase” à transmissão da covid-19 pessoa a pessoa, esquecendo o papel das superfícies, defendendo a revisão desta posição porque pode estar aí "o insucesso" no combate à pandemia.
O parlamento português aprovou hoje uma lei que autoriza a “morte medicamente assistida”, juntando-se a vários outros países europeus que já aprovaram legislações que permitem formas de morte assistida.
Os portugueses confiam cada vez menos na capacidade de resposta dos serviços de saúde face ao agravamento da pandemia de covid-19 no país, revelou hoje a diretora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Carla Nunes.
A criação de um banco de voluntários da comunidade académica, para apoiar instituições identificadas pela Segurança Social, é o principal objetivo de um protocolo assinado hoje pelo Centro Distrital de Segurança Social e Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).
Se no início da pandemia da COVID-19, Portugal hesitou em recomendar o uso de máscara na rua, hoje é inequívoco que a máscara, o distanciamento social e a higienização regular das mãos, é fundamental para nos protegermos da infeção por SARS-COV 2.
O primeiro-ministro telefonou hoje ao presidente do Governo Regional da Madeira para lhe agradecer o apoio no acolhimento de doentes do continente em unidades de cuidados intensivos, considerando tratar-se de um gesto significativo de solidariedade.
Setenta e sete pessoas, entre utentes e funcionários, estão infetadas na sequência de um surto no lar da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, tendo um idoso já morrido, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara Municipal.
O PCP indicou hoje ao presidente da Assembleia da República apenas dois deputados para a vacinação contra a covid-19, António Filipe e Ana Mesquita, pelos cargos essenciais que ocupam no funcionamento do parlamento.
Uma médica nefrologista do IPO do Porto alertou hoje para a necessidade de os doentes renais crónicos não adiarem consultas, afirmando que a falta de acompanhamento desta “doença silenciosa” já levou à urgência pacientes em “estado gravíssimo”.
O surto de covid-19 no Lar Rainha Isabel da Misericórdia de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, já contabiliza oito óbitos, mais um do que na terça-feira, estando quatro idosos hospitalizados, revelou hoje o provedor.
A Rússia ofereceu hoje à União Europeia (UE) 100 milhões de doses da sua vacina Sputnik V contra o coronavírus, quando se registam atrasos na entrega de vacinas e existe um contencioso entre Bruxelas e a farmacêutica AstraZeneca.
O número de mortes associadas à covid-19 no Lar São João de Deus, da Misericórdia de Mogadouro, subiu hoje para seis e há o registo de 16 utentes recuperados, disse à Lusa o provedor da instituição.
A pandemia e o estado de emergência em vigor vão originar “problemas sociais irreparáveis” entre trabalhadores dos serviços essenciais cujos direitos alegadamente são violados, alertou hoje o Sindicato de Hotelaria do Centro.
O Alentejo tem 37 surtos ativos de covid-19 em lares de idosos e a maioria das ocorrências verifica-se em instituições do distrito de Évora, com cerca de 800 utentes e funcionários infetados e 8% de mortalidade.
O Centro Social e Paroquial da Ilha, no concelho de Pombal, tem 62 casos positivos do novo coronavírus, anunciou hoje a vereadora com a pasta da Saúde daquele município, durante a reunião de câmara.