A Juventude Socialista (JS) propôs ao Grupo Parlamentar do Partido Socialista a proibição legal da discriminação de dadores de sangue por género ou orientação sexual, na sequência da revelação de casos de rejeição de doações por homossexuais.
No dia em que o Governo, através da task-force liderada por Francisco Ramos, apresentou o primeiro balanço da vacinação em Portugal, Miguel Guimarães mostra-se indignado com o anúncio do Governo em alargar os grupos prioritários do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros um conjunto de medidas de regulamentação do novo período de estado de emergência, que vai vigorar até 14 de fevereiro, que limitam deslocações e recuperam o ensino à distância, entre outras.
A Madeira regista hoje mais 131 casos positivos de covid-19, passando a contabilizar 4.898 infeções acumuladas, e mais três óbitos, subindo para 38 o total de mortos, informou a Direção Regional da Saúde (DRS).
A Assembleia da República vai voltar a realizar apenas um plenário por semana, deixando em aberto a possibiidade de mais em função da necessidade, devido ao contexto de pandemia do novo coronavírus no país, decidiu hoje a conferência de líderes.
O economista Ricardo Reis criticou hoje a atuação da Comissão Europeia no que diz respeito à compra e distribuição das vacinas contra a covid-19, considerando que deveriam ter sido aprovadas "bastante mais cedo”.
O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu disse hoje que “a maioria dos comandantes” dos 33 quartéis da região recusa a vacina contra a covid-19 antes de todos os seus elementos a receberem.
O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) afirmou hoje que centenas de clínicos “viram-se obrigados” a sair do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos anos devido às condições de trabalho “muito difíceis”.
O Governo da Madeira decidiu hoje prorrogar as medidas de confinamento em vigor, devido à pandemia de covid-19, até ao dia 21 de fevereiro, como o recolher obrigatório ou a suspensão das aulas presenciais.
A câmara de Amares lançou o projeto "Linha telefónica amiga" para apoio à população em isolamento ou situação vulnerável que pode estar a sentir "medo, solidão ou tristeza" devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, anunciou hoje aquela autarquia.
O Presidente da República afastou hoje a possibilidade de vacinação de centenas de titulares de cargos políticos antes de milhares de idosos, considerando que ninguém de bom senso o quereria fazer e criticando a criação de especulações.
Um grupo de cientistas detetou no Brasil casos de infeção simultânea com duas variantes diferentes do novo coronavírus na mesma pessoa, segundo um estudo hoje divulgado, no momento em que o país atravessa uma segunda vaga da pandemia.
O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, vai responder sexta-feira à carta do primeiro-ministro endereçada ao parlamento, especificando quais os deputados e funcionários daquele órgão terão prioridade para a vacinação contra a covid-19.
O Presidente da República advertiu hoje que no combate à covid-19 em Portugal tudo se decide nas próximas semanas até março e criticou a insensibilidade e negação perante o "sufoco nos cuidados intensivos".
O economista Nouriel Roubini, que antecipou a crise financeira mundial de 2008, considerou que o desconfinamento português aconteceu cedo demais, o que levou a problemas no outono devido à pandemia de covid-19.
As creches vão continuar encerradas, ainda que os estabelecimentos de ensino retomem atividade em regime não presencial a partir de 08 de fevereiro, disse hoje a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
A estrutura municipal de retaguarda covid-19 instalada no Seminário do Verbo Divino, em Guimarães, vai ser adaptada para corresponder às necessidades do hospital da cidade, anunciou hoje o município.
O Presidente da República decretou hoje a renovação do estado de emergência em Portugal até 14 de fevereiro, para permitir medidas de contenção da covid-19, e defendeu que é preciso agir depressa e drasticamente.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) afirmou hoje que as dificuldades da atual resposta à pandemia resultam do subfinanciamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), apontando o “encerramento de milhares de camas” nos hospitais públicos nos últimos anos.
Sensibilizados com os profissionais e utentes que esperam horas dentro de ambulâncias à porta do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, um grupo de voluntários decidiu confecionar “comida de conforto”, preparando-se para entregar hoje 100 doses.
Um mês depois do processo de vacinação contra a COVID-19 ter arrancado em Portugal para profissionais de saúde e para os mais velhos em lares de idosos, Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdia Portuguesas (UMP) lembra que o sector social, desde o princípio da pandemia, tomou conta de muitos assintomáticos.
O primeiro-ministro afirmou hoje que cerca de 168 mil utentes e profissionais de lares de idosos foram já vacinados, num total de 193 mil, e frisou que a segunda toma da vacina está garantida para este grupo.
Mais de 50 profissionais de saúde juntaram-se à campanha "Eutanásia? Não contem comigo", em contestação à aprovação da nova lei que regula esta prática e cuja votação está prevista para sexta-feira, na Assembleia da República (AR).
O Governo aprovou hoje a possibilidade da contratação, por um período máximo de um ano, de médicos e enfermeiros formados no estrangeiro, no quadro das novas medidas para controlo da pandemia de covid-19.