O Governo anunciou hoje a criação de uma equipa “de trabalho técnica e multissetorial” para “a substituição urgente” da rede SIRESP, após esta ter falhado na segunda-feira durante o apagão de energia.
A Madeira vai dispor de um novo sistema de triagem telefónica da emergência médica a partir de junho, indicou hoje o Serviço Regional de Proteção Civil, sublinhando que se trata de um “modelo inovador” iniciado em Portugal em 2017.
O INEM esclareceu hoje que “foi dada a resposta habitual” no socorro a uma mulher ventilada que terá morrido devido ao apagão e que os bombeiros chegaram 23 minutos após a chamada de emergência.
O apagão de segunda-feira pode ter estado na origem da morte de uma mulher de 77 anos, em ventilação domiciliária. O ministério da Saúde pediu um inquérito.
A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), partido da oposição, criticou hoje a falta de "soluções eficazes" para reivindicações nos setores da saúde e educação durante os primeiros 100 dias de governação, apontando que foram marcados pela contínua crise económica.
A unidade local de saúde (ULS) Amadora-Sintra esclareceu hoje que o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital Fernando Fonseca vai estar aberto durante o fim de semana, após referenciação prévia por parte do INEM.
O Governo dos Açores deu hoje início à renovação da frota de ambulâncias de emergência médica pré-hospitalar, com a entrega de duas novas viaturas aos Bombeiros da Ribeira Grande, que permitem uma assistência mais rápida, foi anunciado.
A raiva matou 171 pessoas em Angola em 2024, segundo dados oficiais hoje divulgados, que indicam uma taxa de mortalidade de 100%, tendo já sido notificados este ano 29 casos, todos levando à morte também.
O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) manifestou-se hoje contra a reclassificação dos farmacêuticos da Linha SNS 24 no perfil Júnior, considerando que “representa um retrocesso inaceitável” e “desrespeita o mérito profissional”.
O líder do PS desafiou hoje o Governo a explicar o motivo pelo qual o INEM só comunicou na quinta-feira a morte de uma mulher que estava ventilada e que terá morrido, alegadamente, em consequência do apagão.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência de Médica (ANTEM) lamentou hoje a morte, no dia do apagão, de uma mulher que dependia de ventilação mecânica para sobreviver e questionou a falta de capacidade de redundância nestes casos.
O concurso para a regularização dos trabalhadores com vínculos precários admitidos ao abrigo de contratos covid-19 no Hospital da Terceira, Açores, está “concluído” e os contratos terão efeitos a partir da data da assinatura, informou hoje o Sintap.
A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) alertou hoje para o risco de colapso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nesta área, apelando a uma intervenção do primeiro-ministro para evitar a falência de algumas instituições.
A greve dos enfermeiros da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve, que decorre até às 24:00, registou no turno da manhã uma adesão de cerca de 70%, disse fonte sindical.
O Governo dos Açores vai criar uma comissão de análise e de acompanhamento para definir o programa funcional final para a recuperação do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, revelou a secretária regional da Saúde.
A secretária regional da Saúde dos Açores reiterou que a instalação de um hospital modular em Ponta Delgada foi “a melhor decisão” e garantiu que a estrutura custou 12 milhões de euros (mais IVA).
Um ano após o incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), o maior dos Açores, os utentes não esquecem o acontecimento "marcante" que lhes “afetou muito a vida” e muitos anseiam pela total requalificação da unidade de saúde.
O Hamas acusou hoje Israel de pirataria e terrorismo de Estado pelo ataque com um drone contra o navio da "Flotilha para a Liberdade" ocorrido em águas internacionais no Mediterrâneo perto de Malta.
Sete serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia e dois de pediatria vão estar encerrados no fim de semana, principalmente na região de Lisboa e Península de Setúbal, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A cólera continua a propagar-se em Angola, tendo registado 267 novos casos e três mortos nas últimas 24 horas, totalizando 17.528 casos e 566 óbitos desde o início da epidemia, em 07 de janeiro, anunciaram as autoridades angolanas.
Um homem morreu na madrugada de hoje com queimaduras graves depois de ter sido deixado à porta do serviço de urgência do hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, revelou a PSP de Viana do Castelo.
Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve iniciam hoje uma greve pelo pagamento de retroativos desde 2018, feriados e dias de descanso semanal, com a administração a acusar o sindicato de mentir para justificar a paralisação.
A organização não governamental (ONG) Amnistia Internacional disse hoje que, após dois meses de bloqueio israelita à entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, o enclave palestiniano é "um inferno de morte e destruição".
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que continua a recuperar de uma cirurgia ao intestino, saiu dos cuidados intensivos, indicou na quinta-feira a equipa médica do hospital onde está internado.