O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, lamentou hoje que vários países europeus tenham suspendido temporariamente o uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, dizendo não reconhecer os riscos que foram invocados.
O Governo vai reforçar com 62 milhões de euros a linha de financiamento criada para o setor social e manter a testagem nos lares até junho, anunciou hoje a ministra da Solidariedade.
O Governo austríaco afirmou hoje que a distribuição de vacinas contra a covid-19 tem sido desigual na União Europeia, ao contrário do que foi acordado pelos chefes de Estado europeus em junho do ano passado.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.630.768 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
O número de novos casos de covid-19 teve uma "diminuição acentuada" a partir de 28 de fevereiro, tendo em 10 de março sido de 5.119 casos no acumulado de sete dias, o valor mais baixo desde 29 de setembro de 2020.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje que “não há razão para não usar” a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, após a sua utilização ter sido suspensa em vários países europeus como medida de precaução.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas quatro novos casos de covid-19, todos na ilha de São Miguel, diagnosticados na sequência de 1.795 análises realizadas, adianta hoje o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional.
O presidente do Governo dos Açores pediu à Comissária da Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides, uma “intervenção direta” junto da Comissão Europeia na disponibilização de vacinas em número que permitam a imunização dos açorianos.
O surto de covid-19 registado num lar privado em Estremoz (Évora), que provocou sete mortos, todos utentes, "está resolvido", revelou hoje à agência Lusa a gerente da unidade, Sónia Linhol.
A investigadora espanhola Lina Yoon, que se dedica a documentar as violações aos direitos humanos na Coreia do Norte, considerou preocupante a forma como o regime está a aproveitar a pandemia para reforçar o controlo através do isolamento.
A presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) disse hoje ver com satisfação o regresso ao ensino presencial em 19 de abril, mas está preocupada com ausência de referência à vacinação aos professores do superior.
O presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) manifestou hoje concordância com o plano de desconfinamento faseado das restrições da pandemia de covid-19, sem deixar de alertar para o risco de "repetir erros”.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar vai pedir explicações à tutela pela recusa do INEM em pagar ajudas de custo nas deslocações para tomar a vacina contra a covid-19, que nalguns casos ultrapassam os 400 quilómetros.
Testes rápidos de antigénio para deteção do SARS-CoV-2 vão poder ser adquiridos, a partir de sábado, em farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República.
A Assembleia Parlamentar Paritária ACP-União Europeia (UE) aprovou hoje uma resolução em que convida a UE a tornar a vacina contra a covid-19 um “bem mundial” e a criar um "acordo de vacinação" com os países ACP.
As companhias aéreas brasileiras Latam e Azul estão autorizadas a organizar voos de repatriamento nas mesmas condições em que a TAP está a fazer, disse hoje à Lusa a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.
A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas apelou hoje aos portugueses para que só façam viagens mesmo essenciais e que cumpram, no final destas, a quarentena obrigatória.
Entre 600 e 800 portugueses estão ainda retidos no Brasil devido à suspensão das ligações aéreas, incluindo 100 em situação prioritária, o que justificou um terceiro voo de repatriamento, disse hoje a secretária de Estado das Comunidades.
O Comité Olímpico de Portugal (COP) pediu hoje esclarecimentos à ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a possibilidade de vacinação contra a covid-19 da missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Tóquio2020.
O Governo vai criar 40 equipas comunitárias para fazer chegar cuidados de saúde mental a casa dos portugueses e construir pelo menos quatro unidades de internamento de agudos nos hospitais gerais.
A Câmara de Paços de Ferreira anunciou hoje que será o "primeiro município do país" e equipar com desfibrilhadores todas as escolas públicas, espaços desportivos públicos e os Paços do Concelho.
Os idosos do Lar do Comércio, em Matosinhos, decidiram gravar `podcasts´ com as suas histórias de vida para comunicar com o exterior, numa altura em que a pandemia de covid-19 lhes “rouba” os beijos, abraços e visitas dos familiares.
A Associação Portuguesa de Neuromusculares defende que estes doentes devem ser prioritários para a vacina contra a covid-19, mesmo abaixo dos 50 anos, e discorda da inclusão de pessoas saudáveis, como os militares, na primeira fase da vacinação.
A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de covid-19, sem prejuízo das exceções previstas.