A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou hoje a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu pela assinatura do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, pós-crise da covid-19, falando num “momento histórico”.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje em Bruxelas que o Governo colocará já na próxima segunda-feira em audição pública o plano nacional de recuperação e resiliência, cuja versão final espera poder entregar à Comissão Europeia “daqui a três semanas”.
As crianças e os jovens adolescentes estão hoje praticamente impedidos de desenvolver projetos de voluntariado e ações de solidariedade essenciais à sua formação, devido ao confinamento social imposto pela pandemia de covid-19, alerta o investigador Adalberto Dias de Carvalho.
As crianças e os jovens enfrentam agora mais agudamente a experiência do luto, a proximidade com a morte, o que requer acompanhamento em contexto familiar e escolar, defende o especialista em filosofia da educação Adalberto Dias de Carvalho.
Os procedimentos de inquérito epidemiológico e o rastreio de contactos devem ser iniciados nas 24 horas seguintes ao conhecimento da existência do caso de covid-19, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde, que entra em vigor na segunda-feira.
O 'lay-off' simplificado e a perda de receita do IVA durante o confinamento podem custar cerca de 600 milhões de euros (ME) por mês aos cofres do Estado, de acordo com fonte do Ministério das Finanças.
Os diretores de serviços de doenças infeciosas dos maiores hospitais do país sugerem ao Governo que prepare um plano e adote medidas robustas que permitam evitar sucessivas ondas epidémicas e apelam ao reforço de meios humanos e materiais.
Atletas e dirigentes criticaram hoje a “ignorância” da decisão da Direção-Geral da Saúde ao classificar o kata, uma disciplina individual do karaté, como desporto de alto risco no contágio da covid-19, o que acarreta “prejuízos tremendos” à modalidade.
O diretor de medicina intensiva do Hospital de São João defendeu hoje que a criação da ‘task force’ dedicada aos doentes não covid-19 que constava do plano lançado em setembro pela tutela não pode continuar “engolida” pela pandemia.
O Governo tem a partir de hoje uma nova campanha contra a violência no namoro, dirigida aos mais jovens e com a parceria do cantor AGIR e de influenciadores digitais, para esclarecer comportamentos e divulgar linhas de apoio.
O diretor de serviço de medicina intensiva do Hospital de São João, Porto, defendeu hoje manter o confinamento até 21 de março, medida acompanhada de uma testagem “robusta”, sugerindo 50 vezes mais testes do que os casos diagnosticados.
Os Açores vão aplicar, a partir das 20:00 de hoje e durante o período de Carnaval, restrições de circulação, proibição de festas e limitação de horários de comércio e restauração, para controlar a propagação da covid-19.
A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de covid-19.
A norma que alarga a testagem ao SARS-CoV-2 a todos os contactos, incluindo a realização de testes moleculares aos de baixo risco “no momento da identificação” do contacto, foi publicada hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Presidente da República afirmou hoje que "os responsáveis pelos favoritismos no desvio de vacinas" serão "exemplarmente punidos", e defendeu que a partir de abril será necessário vacinar mais pessoas e mais depressa.
O Conselho de Ministros aprovou hoje a prorrogação até 30 de abril de 2022 do Programa Bairros Saudáveis, por causa do elevado número de candidaturas submetidas.
A Madeira registou hoje mais 86 casos positivos de covid-19, totalizando 6.142 doentes confirmados desde o início da pandemia, dos quais 1.640 estão ativos, informou a Direção Regional de Saúde (DRS).
O Presidente da República defendeu hoje que o estado de emergência e o atual confinamento geral devem manter-se "março fora", sem "sinais errados para a Páscoa", para evitar um retrocesso na contenção da covid-19 em Portugal.
O sindicato dos técnicos de diagnóstico e terapêutica pediu uma reunião "urgente" com a concessionária de Imagiologia na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), para reverter a rescisão dos contratos de 17 dos 28 trabalhadores.
Os proprietários e os familiares de utentes que foram retirados em janeiro do lar Cantinho do Sénior, em Samora Correia (Benavente), entregaram uma providência cautelar para permitir o regresso à instituição, que foi aceite pelo Tribunal de Leiria.
O primeiro-ministro apelou hoje aos autarcas para que reservem a criação de novos espaços de vacinação contra a covid-19 para quando existir quantidade de vacinas suficiente, reforçando que o problema é a capacidade de produção da indústria farmacêutica.
Um Estado-Maior da Força de Reação Imediata (FRI), com 20 militares dos três ramos das Forças Armadas, está há uma semana a auxiliar o coordenador da vacinação anti-covid-19, vice-almirante Gouveia e Melo.
O recolher obrigatório na Madeira entre as 18:00 e as 05:00 vai vigorar entre os dias 15 e 19 de fevereiro, antecipando em uma hora a proibição de circulação na via pública devido ao período de Carnaval.
Portugal vai receber na próxima semana duas equipas médicas da França e do Luxemburgo, um “importante apoio” no tratamento de doentes de covid-19 em hospitais com elevada pressão de cuidados intensivos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.