O antigo coordenador do Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável, Nuno Marques, afastado no final do ano passado, disse hoje que o atual Governo “extinguiu” o Centro de Formação Profissional de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA).
O médico especialista em saúde pública Jeremias Agostinho disse hoje que Angola deve registar um aumento de casos de cólera nos próximos dias, mas rejeita um aparente descontrolo no combate à doença.
O PS/Açores acusou hoje o executivo regional de “falta de coragem” para justificar decisões sobre o hospital de Ponta Delgada, afetado por um incêndio, e o PSD respondeu que os socialistas pretendem transformar o tema numa “trica política”.
A ministra da Saúde admitiu hoje que o Governo ainda não tem um plano para o Hospital Amadora-Sintra, reiterando que a situação do serviço de cirurgia é “muito difícil”, na sequência da saída de 13 cirurgiões.
Quatro especialistas da Iniciativa Médica 3M (IM3M) vão dar formação em Luanda, em Angola, nas áreas da medicina da dor e dos cuidados paliativos, entre 22 de fevereiro e 01 de março, foi hoje anunciado.
O Presidente da República sugeriu hoje que se espere para ver como funciona a Direção Executiva do SNS, dirigida por Álvaro Almeida, com a atual ministra da Saúde, Ana Paula Martins, antes de se fazer mudanças.
A ministra da Saúde admitiu hoje que há um problema de segurança na obstetrícia na Península de Setúbal e disse que tudo fará para que o Centro Materno-Infantil seja uma realidade.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, admitiu hoje a possibilidade de voltar ao modelo de Parcerias Publico Privadas (PPP) nalgumas unidades de saúde, mas sem especificar.
A ministra da saúde afirmou hoje que vai defender o funcionamento das urgências referenciadas “até ao fim da vida”, alegando que este é o modelo adotado em países desenvolvidos e com sistemas públicos de saúde fortes.
Uma análise do Instituto de Estudos de Segurança (ISS) refere hoje que a presidência sul-africana do G20 está a enfrentar uma pressão crescente, sendo que "um dos seus membros mais poderosos [EUA], está ativamente desinteressado".
A secretária regional da Saúde dos Açores disse que o serviço de urgência do hospital de Ponta Delgada não reunia “condições ideais” para a prática de cuidados de saúde em segurança, levando 31 enfermeiros a entregarem escusas de responsabilidade.
Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciaram hoje que o nível de destruição do sistema de saúde no norte da Faixa de Gaza é total, sublinhando estarem chocados com as “ruínas e o cheiro de morte por todo o lado”.
O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, deslocou-se hoje a Lisboa para entregar à ministra da Saúde uma carta aberta contra a passagem da gestão do hospital local para a Misericórdia, divulgou hoje a autarquia.
O Governo está a estudar os melhores mecanismos de gestão para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde, que em breve apresentará, anunciou hoje a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
O infecciologista Jorge Atouguia considera que uma vida mais passada no exterior e a juventude da população ajudaram África na luta contra a covid-19, que atingiu ao continente há cinco anos, com um impacto total ainda hoje desconhecido.
O Chega propõe ao Governo que realize “com caráter de urgência” uma auditoria aos sistemas de informação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), para garantir “que a robustez do sistema não está comprometida”.
Uma exposição coletiva de fotografias sobre o tema da “Cura”, da autoria de 15 artistas portugueses, em celebração dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde, será inaugurada no próximo dia 25, no Hospital Júlio de Matos, em Lisboa.
A ministra da Saúde admitiu hoje que a cobrança de cuidados tem sido inviável numa “percentagem relevante” dos estrangeiros que recorrem ao SNS, apontando os casos do Oeste, do Algarve e do Hospital Fernando Fonseca.
O Papa Francisco ainda não recuperou da bronquite e foi hoje substituído por outra figura religiosa na leituras da catequese, durante a audiência geral.
Especialistas em saúde afirmaram hoje à Lusa que Cabo Verde dispõe de melhores laboratórios e maior capacidade para enfrentar doenças, no dia em que se assinalam cinco anos após a chegada da covid-19 a África.
O Governo angolano considerou que a experiência vivida no decurso da pandemia da covid-19 reforçou a vigilância epidemiológica em todos os municípios do país, permitindo hoje detetar e bloquear imediatamente surtos como a poliomelite e a cólera.
Portugal alcançou, em 2024, um marco histórico de transplantes cardíacos, com 60 corações recolhidos, dos quais 58 foram transplantados no país e dois em Espanha, anunciou hoje à Lusa o coordenador nacional de transplantação.
Quase três em cada quatro pessoas (73,6%) com 65 ou mais anos vacinaram-se contra a gripe este ano, um valor abaixo da meta da Organização Mundial da Saúde, segundo a estimativa da monitorização da campanha de vacinação hoje divulgada.
O Prémio Bial de Medicina Clínica 2024 foi atribuído ao médico e cientista Tiago Gil Oliveira pelo trabalho que permite identificar as regiões do cérebro mais afetadas pela doença de Alzheimer, anunciou hoje a promotora da distinção.