O prazo de inscrição na ADSE dos trabalhadores com contratos individuais de trabalho nas entidades públicas termina em setembro e não este mês, disse hoje fonte oficial do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública à Lusa.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos denunciou hoje que está a ser recusado a médicos aposentados a sua colaboração voluntária na vacinação à covid-19, na área do Pinhal Litoral, no distrito de Leiria.
O Presidente da República visitou hoje um centro de vacinação em Lisboa para pessoas a partir dos 50 anos sem agendamento e insistiu que a solução para conter a covid-19 em Portugal é "vacinar, vacinar, vacinar".
O Governo da Madeira esclareceu hoje que, ao contrário do que acontece a nível nacional, o autoagendamento da toma da vacina contra a covid-19 não está implementado na região.
O Brasil anunciou a descoberta de uma nova estirpe de coronavírus originária da B.1.1.28, em Porto Real, cidade localizada no estado brasileiro do Rio de Janeiro.
A variante Delta do SARS-CoV-2 está já presente em 23 países europeus, entre os quais Portugal, que é dos que menos sequencia amostras covid-19, segundo dados hoje divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, pelo seu papel na União Europeia, mas considerou inevitável haver regras diferentes no espaço europeu sobre entradas e saídas em cada Estado-membro.
A ministra da Saúde admitiu hoje divergências com o Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), depois de os peritos terem concluído no seu Relatório da Primavera que houve voluntarismo excessivo na gestão da pandemia de covid-19.
Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro variantes de preocupação - Alpha, Beta, Gamma e Delta - presentes em Portugal com transmissão comunitária.
Cem dias depois de ter iniciado o desconfinamento na zona verde da matriz de risco, Portugal encontra-se com os indicadores de controlo da pandemia de covid-19 no “vermelho”, com os alertas a soarem em Lisboa e Vale do Tejo.
A ministra da Saúde disse hoje que a situação epidemiológica da covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve traduzir-se na continuidade da aplicação das medidas de restrição em vigor.
Portugal registou nas últimas 24 horas três mortes associadas à covid-19, 1.497 novos casos de infeções confirmadas, o maior número desde 24 de fevereiro, e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos.
A incidência da infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal continental subiu para 129,6 casos por 100.000 habitantes e na totalidade do território que se situa agora nos 128,6, revelam dados oficiais.
O investigador Miguel Castanho considera que, pela transmissão minoritária em Portugal, não há motivo para uma preocupação acrescida com a variante Delta Plus do novo coronavírus e os dados indiciam que pode não ser tão contagiosa.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 20 novos casos de covid-19, sendo um em São Jorge e 19 em São Miguel, e 28 recuperações, informa hoje o comunicado da Autoridade de Saúde Regional.
A ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou hoje a importância de haver cautela face à disseminação da variante do coronavírus SARS-CoV-2 designada 'Delta Plus', uma mutação da estirpe inicialmente identificada na Índia e que já se encontra em Portugal.
A pandemia levou a que, em 2020, mais pessoas apelassem à intervenção da provedora de Justiça, havendo registo de fortes aumentos em áreas como a dos registos e notariado, habitação, saúde ou dificuldade no acesso ao ensino à distância.
A pandemia do novo coronavírus ultrapassou os 179 milhões de casos de infeção a nível mundial, com o registo de mais de 370 mil novos contágios nas últimas 24 horas, revela hoje o balanço da France-Presse (AFP).
Portugal teve acesso em junho a cerca de metade das 300.000 vacinas da Janssen que estavam previstas e este mês o corte será de 150.000 vacinas do mesmo laboratório, anunciou o coordenador do Plano de Vacinação contra a covid.19.
O coordenador da ‘task force’ para o Plano de Vacinação contra a covid-19 revelou hoje que já estão a ser contactadas associações para vacinar os migrantes irregulares e que os sem-abrigo já estão vacinados.
Mais de 80% dos reclusos já estão vacinados contra a covid-19, anunciou hoje a ‘task force’, adiantando que estão a ser feitos esforços para inocular rapidamente os que faltam, em duas prisões onde o processo estava mais atrasado.
O coordenador da 'task-force' para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 apontou hoje a data de 04 de julho para começar a vacinar as pessoas com mais de 18 anos.
O Governo da Madeira prolongou por mais um mês a exigência de teste PCR negativo para covid-19 à entrada nos portos e aeroportos da região autónoma para viajantes oriundos do exterior, indicou hoje o presidente do executivo regional.
A convocação das pessoas para receberem a segunda dose da vacina da Astrazeneca está a ser feito a nível local para não “criar um pesadelo logístico”, avançou hoje o coordenador da ‘task force’ da vacinação contra a covid-19.