O coordenador da 'task-force' para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 admitiu hoje um atraso de até 15 dias na meta de 70% de população vacinada com a primeira dose, por causa de adiamentos nalgumas entregas de vacinas.
A Ordem dos Médicos propôs hoje que a rede de transferência de doentes internados seja ativada a partir de uma ocupação de 7,5% das camas em cuidados intensivos para evitar prejudicar novamente a atividade não covid.
Contribuir para que a população fique “imune à desinformação” sobre as vacinas é o principal objetivo de uma nova plataforma digital hoje lançada pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-Nova).
A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) começa hoje um ciclo de debates sobre o modelo dos lares do futuro, um modelo virado para uma vida autónoma e independente que retarde ao máximo a institucionalização dos idosos.
O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) considera que falta ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “um fio condutor” de coerência estratégica e de abrangência sistémica, apesar de contemplar algumas linhas orientadoras para o setor.
O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) defende que a configuração e funcionamento do Conselho Nacional de Saúde Pública precisam de ser revistos e que, noutras condições, este órgão consultivo do Governo podia ter ido mais longe.
Os peritos do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) consideram que houve voluntarismo excessivo na gestão da pandemia de covid-19 e insuficiências no planeamento de saúde e defendem a necessidade de um processo adequado de aconselhamento científico.
Lisboa vai ter, a partir de segunda-feira, um centro de vacinação contra a covid-19 em Alcântara que vai funcionar em regime de “atendimento livre”, sem marcação, anunciou hoje o presidente Fernando Medina.
O grupo parlamentar do PS quer que o Governo acelere a implementação e regulamentação da Telessaúde, assegurando o acesso a serviços de saúde digitais através de “canais de utilização simples”, adiantaram hoje os socialistas em comunicado.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, salientou hoje a importância de serem aproveitados ao máximo os profissionais recém-licenciados que estão a entrar no mercado para aumentar o ritmo de vacinação contra a covid-19.
O ministro da Defesa Nacional assegurou hoje que o Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) caminha para um contexto de “maior sustentabilidade”, destacando o novo modelo de arrendamento económico "mais justo" das casas da instituição.
O presidente do Conselho Económico e Social (CES) afirmou hoje que a desigualdade de género foi "das que mais aumentou" com a pandemia e que o pós-covid é um "momento de oportunidade" para "mudar alguma coisa".
Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou hoje a `task force´ da vacinação.
A chanceler alemã, Angela Merkel, criticou hoje a falta de regras comuns na União Europeia (UE) relativamente às viagens, dando como exemplo a situação de aumento dos contágios em Portugal, que a seu ver “poderia ter sido evitada”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou hoje a sua preocupação com o afrouxamento das restrições verificadas em alguns dos países anfitriões do Euro2020 de futebol, pedindo rápidas reações após verificar surtos de covid-19 em torno de vários estádios.
O Presidente da República apontou hoje o certificado digital covid-19 como "um elemento importante" que pode ser tido em conta na definição das restrições a adotar a nível concelhio, mas acrescentou que os termos competem ao Governo.
O centro de vacinação contra a covid-19 do pavilhão 3 da Cidade Universitária, em Lisboa, vai reabrir esta quarta-feira a partir das 09:00 para vacinar pessoas acima dos 50 anos de idade sem agendamento, anunciou hoje a ‘task force’.
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, considerou hoje inaceitável que haja situações de trabalho temporário que duram décadas, defendendo a necessidade de serem criados mecanismos mais fortes de combate à precariedade.
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) estabeleceram uma parceria no âmbito académico e clínico, para maximizar recursos e criar oportunidades nas duas áreas, foi hoje anunciado.
O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública disse hoje que não é surpreendente existirem episódios de pessoas vacinadas que adoecem porque as vacinas são eficazes, mas não evitam a infeção.
O Presidente da República fez hoje um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida contrarrelógio".
O secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores garantiu hoje aos estudantes de enfermagem de Angra do Heroísmo que serão abertos, este ano, concursos para os hospitais e centros de saúde açorianos, sem revelar quantos.
O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Lino Maia, disse hoje que não se devia esperar seis meses para vacinar pessoas recuperadas da covid-19, defendendo que esse período deveria ser reduzido para três meses.
O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, quer que a Direção-Geral de Saúde (DGS) dê uma explicação em relação aos lares onde os idosos não foram vacinados.