Portugal regista hoje mais 4.153 novos casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, o número diário mais alto desde fevereiro, e nove mortes atribuídas à covid-19, segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
A presença de mulheres nas notícias sobre a covid-19 é superior à que têm noutros temas, mas tal não se traduz em mais voz, sendo a qualidade do conteúdo “pior”, avalia um estudo divulgado hoje.
A taxa de incidência de infeções pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes no continente subiu hoje para 346,5, mas o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a baixar ligeiramente para 1,15 no continente.
A Ordem dos Farmacêuticos está a criar uma bolsa de voluntários com estudantes desta área para apoiar as farmácias que estão sobrecarregadas devido à crescente procura dos utentes para realizarem testes à covid-19.
Uma equipa de especialistas apresentou hoje um novo indicador, que acrescenta uma avaliação da gravidade, para determinar o estado da pandemia de covid-19 e esperando agora que este seja adotado pelas entidades competentes como futura matriz.
O programa Apoiar vai ser alargado às empresas que continuam encerradas desde o início da pandemia de covid-19, como é o caso dos espaços de animação noturna, disse hoje o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.
Vinte cinco das mais de 180 farmácias que aderiram ao projeto para realização de testes rápidos de antigénio à covid-19 comparticipados decidiram sair devido a problemas informáticos que dificultam o trabalho dos profissionais, segundo a Ordem dos Farmacêuticos.
O Papa Francisco deixou o hospital hoje de manhã, depois de ter sido submetido a uma operação no intestino, no dia 04 de julho, noticiou a Agência France Press.
Cem doentes com risco de reações alérgicas já foram vacinados contra a covid-19 no Centro Hospitalar Lisboa Central (CHULC), tendo apenas um reagido, com “uma urticária facilmente controlada”, segundo a responsável pelo Serviço de Imunoalergologia.
O Governo timorense deliberou hoje iniciar o processo de aquisição de vacinas Pfizer contra a covid-19 para vacinar a população, mas especialmente dirigida a jovens entre os 12 e os 17, anunciou o executivo.
Um sétimo carregamento de vacinas da AstraZeneca contra a covid-19, oferecidas pela Austrália, chegou hoje ao aeroporto de Díli elevando para mais de 450 mil as doses que já chegaram a Timor-Leste.
As vantagens de vacinar crianças contra a covid-19 ainda estão por apurar, dividindo os especialistas entre a prudência e a confiança, que se unem na expectativa de uma recomendação das autoridades de saúde sobre a matéria.
O presidente da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, nos Açores, disse hoje que a taxa de recusa da vacinação contra a covid-19 é de 5%, constituindo problemas utentes que não atendem e contactos desatualizados.
Os estudantes de um mestrado do Politécnico de Leiria lançaram o projeto “Active Pink”, que visa promover o exercício físico e estilos de vida saudáveis para pessoas com cancro da mama, anunciou hoje a instituição.
França não vai impedir que os seus cidadãos vão de férias para Portugal ou Espanha, apesar da mensagem da semana passada em que tal era desaconselhado devido ao agravamento da pandemia em ambos os países.
O Hospital Garcia de Orta, que tem hoje 49 doentes internados com covid-19, "teve de alocar a Unidade de Cirurgia de Ambulatório a cuidados intensivos", devido ao número crescente de casos, disse à Lusa fonte do estabelecimento de Almada.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse hoje que tornar obrigatória a vacinação contra a covid-19 “é um não assunto em Portugal”, por essa possibilidade não respeitar a Constituição e porque no país existe adesão à vacina.
Investigadores da Universidade de Évora (UÉ) estão a estudar a perceção dos efeitos da pandemia de covid-19 na intenção dos portugueses realizarem férias no verão deste ano, divulgou hoje a academia alentejana.
As pessoas que não receberam a segunda dose da vacina da AstraZeneca não necessitam de marcação para a segunda toma, bastando que se dirijam ao respetivo centro no horário específico para esta modalidade de vacinação.
O Sindicato de Professores da Madeira (SPM) propôs hoje “apoio psicológico para os docentes e uma bolsa de substituições”, na reunião que manteve com o secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, anunciou fonte sindical.
O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) registava às 00:00 de hoje 114 internamentos motivados pela covid-19, dos quais 18 em unidades de cuidados intensivos (UCI), disse à Lusa fonte hospitalar.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos denunciou hoje que cerca de 125 mil utentes da região Centro estão a ser prejudicados devido à deslocação dos médicos de família para os centros de vacinação.
O ministro da Economia afirmou hoje que o reforço do capital do Banco de Fomento em 250 milhões de euros e os apoios do programa europeu InvestEU deverão permitir mobilizar 9.000 milhões de euros de financiamento às empresas.
A Aliança Global para as Vacinas (Gavi) defendeu hoje que acelerar a vacinação contra a covid-19 ajudará a libertar os sistemas de saúde para reatarem a vacinação contra outras doenças mortais, como o sarampo.