Todos os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) estão sob risco muito elevado de incidência de covid-19, ficando sujeitos às medidas mais restritivas no âmbito da pandemia, segundo o mapa de risco anunciado hoje pelo Governo.
A situação da pandemia em Portugal continental “continua a degradar-se”, com a incidência de novos casos de infeção por 100 mil habitantes a atingir os 346,5, afirmou hoje a ministra da Presidência.
Noventa dos 278 concelhos de Portugal continental (32,4%) estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, ficando sujeitos a medidas mais restritivas, inclusive dever de recolhimento entre as 23:00 e as 05:00, anunciou hoje o Governo.
A China deve "cooperar melhor" na investigação sobre as origens da pandemia de covid-19, cujos primeiros casos foram detetados em Wuhan, em dezembro de 2019, declarou hoje o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Um responsável da Agência Europeia do Medicamento (EMA) disse hoje não ter ainda conhecimento específico dos episódios de reações adversas à vacina da Janssen em Portugal, mas observou que desmaios e síncopes “não são invulgares” enquanto efeitos secundários.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 51 novos casos positivos de covid-19, sendo 38 em São Miguel, sete na Terceira, quatro no Pico, um em São Jorge e um nas Flores, enquanto 26 pessoas recuperaram da doença.
A deputada não inscrita Cristina Rodrigues entregou um projeto de lei na Assembleia da República que visa criminalizar a violência obstétrica, prevendo até um ano de prisão para quem sujeitar uma parturiente a violência física ou psicológica.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.061.908 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
A China está a considerar reforçar a vacinação da sua população, principalmente inoculada com antígenos de vírus inativados fabricados localmente, com uma dose adicional da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, informou hoje a imprensa local.
A Comissão Europeia iniciou hoje um processo de infração a Portugal por incumprimento de regras sobre o controlo da presença de substâncias radioativas na água potável engarrafada, tendo Lisboa dois meses para responder.
O setor do alojamento turístico manteve o crescimento em maio, com um milhão de hóspedes e 2,1 milhões de dormidas, o que compara com 126.600 hóspedes e 261.600 dormidas no mesmo mês do ano passado, divulgou hoje o INE.
A modalidade “casa aberta” para a vacinação foi suspensa devido à redução da disponibilidade de vacinas, na sequência da interrupção de um lote da marca Janssen, anunciou hoje a Task Force.
Liliana e Fernanda sofrem de ‘borderline’, uma perturbação da personalidade que as leva a travar uma luta diária para conseguir controlar os impulsos de raiva, de ansiedade, que se traduzem em comportamentos autolesivos e suicidas, para aliviar o sofrimento.
O psiquiatra João Carlos Melo defende que a psiquiatria “tem o dever” de arranjar formas de tratar todas os doentes com perturbação de personalidade ‘borderline’ porque há tratamento para a doença e as pessoas podem melhorar.
Uma em cada 10 pessoas que sofre de perturbação da personalidade ‘borderline’ suicida-se ainda jovem, uma doença que constitui um grave problema de saúde pública, mas que é incompreendida, mal diagnosticada e maltratada, alerta o psiquiatra João Carlos Melo.
A França anunciou hoje que todas as pessoas não vacinadas contra a covid-19 chegadas de Portugal ou Espanha que queiram entrar no país terão de apresentar um teste com menos de 24 horas, em vez das 48 horas atuais.
Portugal registou mais de 58 mil novos casos de infeção no último mês, período em que os internamentos em cuidados intensivos aumentaram 122%, mas com o número de mortes a ter um crescimento de apenas de 0,8%.
O Ministério da Saúde garantiu que os indicadores propostos hoje pela Ordem dos Médicos para a matriz de risco já são considerados nas decisões sobre pandemia e remeteu eventuais alterações para depois da próxima reunião do Infarmed.
A vacinação contra a covid-19 na área do desporto na Madeira começou a ser efetuada aos atletas profissionais e vai abranger participantes nas competições regionais, disse hoje o secretário regional da Educação e Desporto.
A Associação de Escolas de Saúde Pública da Europa considerou que a Europa está “numa encruzilhada”, alertando que acelerar demasiado o abandono de medidas preventivas pode pôr em causa o controlo de pandemia e parte dos esforços de vacinação.
O bastonário da Ordem dos Médicos considera “fundamental” que a Direção-Geral da Saúde (DGS) tome uma decisão quanto à vacinação de crianças e jovens.
O virologista Pedro Simas considerou “uma boa iniciativa” a matriz de risco hoje apresentada por especialistas, alegando que a vacinação fez com que o risco da pandemia esteja agora nos serviços de saúde e menos no número de infeções.
As pessoas com 40 ou mais anos e sem marcação para a vacina contra a covid-19 já podem dirigir-se ao centro de vacinação associado ao respetivo centro de saúde para receberem a primeira dose, anunciou hoje a ‘task force’.
O Centro Europeu para o Controlo de Doenças (ECDC) acredita que a variante Delta do vírus SARS-CoV-2 constitua cerca de 90% dos casos de infeção na União Europeia (UE) no final de agosto e apela à vacinação completa.