O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou Ana Paula Martins, hoje reconduzida como ministra da Saúde, uma “pessoa com capacidade de diálogo”, alegando o acordo assinado que permitiu valorizar os clínicos.
                O subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Humanitários afirmou hoje que a morte, na terça-feira, de dezenas de palestinianos tentando alcançar um centro de distribuição de alimentos em Gaza são “resultado de escolhas deliberadas" de Israel.
                A Ordem dos Farmacêuticos (OF) saudou hoje a recondução de Ana Paula Martins ao cargo de Ministra da Saúde, considerando ser “uma oportunidade para retomar e dar continuidade a dossiês prioritários para a saúde”.
                O Governo brasileiro espera poder decretar o fim da gripe aviária no país dentro de duas semanas, após a deteção do vírus numa propriedade comercial, em maio, ter obrigado a limitar as exportações de frango.
                O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu que Ana Paula Martins, hoje reconduzida como ministra da Saúde, tem uma “segunda e última oportunidade” para concretizar medidas que retirem o SNS do estado de “decomposição” em que se encontra.
                As máquinas de venda automática são um dos principais entraves a uma alimentação mais saudável nas escolas, alertam as direções-gerais da Saúde e da Educação, que identificaram falhas na oferta alimentar obrigatória em todas as instituições analisadas.
                A Autoridade Nacional para o Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) determinou a suspensão imediata da distribuição de lotes de Bilaxten e Lergonix, medicamentos antialérgicos, após terem sido detetadas partículas visíveis.
                A Federação Nacional dos Médicos afirmou hoje que a recondução de Ana Paula Martins como ministra da Saúde só poderá ser justificada se representar “uma mudança clara de postura”, avisando que “não aceitará a repetição” dos erros cometidos.
                Ana Paula Martins mantém-se como ministra da Saúde, depois de cerca de um ano no cargo marcado pelas dificuldades dos utentes no acesso ao SNS e por polémicas que levaram a oposição e sindicatos a pedir a sua demissão.
                O médico moçambicano Ilesh Jani foi eleito presidente da rede global para o controlo da cólera, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde (INS) em comunicado.
                O regulador dos seguros lançou hoje, em circular, as condições do seguro de saúde 'padrão' e disse esperar que as seguradoras venham a disponibilizar em breve ofertas para este produto, ainda que não sejam obrigadas a fazê-lo.
                Cientistas identificaram uma nova classe de peptídeos antimicrobianos em proteínas do corpo humano, uma fonte de “antibióticos naturais” capazes de eliminar bactérias multirresistentes responsáveis por infeções hospitalares graves.
                A Associação Nacional dos Laboratórios Clínicos (ANL) defendeu hoje a revisão urgente das novas regras sobre o licenciamento e funcionamento de unidades de saúde públicas e privadas, alegando que são desproporcionais e foram determinadas sem ouvir o setor.
                Os partidos representados no parlamento dos Açores reconheceram hoje que o combate aos comportamentos aditivos e dependências na região passa pela aposta na prevenção, por políticas públicas “robustas” e por “uma abordagem séria e correta” do problema.
                Uma responsável do governo das Canárias, Espanha, afirmou hoje terem sido detetados, no ano passado, 72 casos de mutilação genital feminina no arquipélago, que justificou com o aumento dos fluxos migratórios de várias origens.
                Elisabete Santos é a nova diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão-Lafões, segundo nomeação hoje publicada em Diário da República (DR).
                Os médicos do Hospital Central de Maputo (HCM), a maior unidade de saúde de Moçambique, anunciaram hoje um acordo com o Governo que permite a suspensão temporária da greve anunciada ao serviço extraordinário.
                O Serviço Nacional de Saúde precisava de mais de 14.287 profissionais para substituir as cerca de 20 milhões de horas de trabalho complementar realizadas em 2022, o que representaria um acréscimo de 10% da sua força de trabalho.
                O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) vai apresentar este mês o Programa Regional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências e o Observatório Regional das Drogas “começará a ser definido” este ano, revelou hoje a tutela.
                        No episódio desta semana do Efeito Placebo, Eduardo Costa, presidente da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APES), analisou a recente polémica envolvendo um dermatologista do hospital de Santa Maria.
                A Câmara Municipal da Sertã, no distrito de Castelo Branco, vai disponibilizar alojamento aos médicos que desempenhem funções no centro e nas extensões de saúde do concelho.
                Injetam produtos nocivos para produzir sintomas de doenças, simulam ataques de epilepsia ou falsificam exames clínicos apenas para serem cuidados pelos médicos, comportamentos associados à Síndrome de Munchausen, uma doença mental que leva muitos doentes à morte.
                A CUF e a Fundação Amélia de Mello vão voltar a apoiar jovens médicos doutorados com uma bolsa de 150 mil euros, cujas candidaturas abrem hoje, para distinguir projetos inovadores na área da saúde.
                A Autoridade Hospitalar de Hong Kong iniciou uma revisão dos testes ao sangue de mais de 400 doentes após detetar defeitos em lotes de um reagente que poderia produzir falsos positivos para cancro da próstata.