As farmácias iniciam nos próximos dias a dispensa das bombas automáticas de insulina para o tratamento da diabetes tipo 1, depois de concluída a necessária atualização dos sistemas informáticos e a rede logística para permitir a disponibilização aos utentes.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, reforçou o número de elementos afetos à equipa de atendimento telefónico dedicada aos utentes, para tornar mais rápida a resposta, foi hoje anunciado.
Uma mulher que estava internada em oncologia morreu hoje no Hospital de Braga, dias depois de ter sido agredida por um outro utente, disse à Lusa fonte daquela unidade hospitalar.
A Linha de Leixões, cujo serviço de passageiros regressa em 09 de fevereiro, vai ligar Campanhã ao Hospital São João, no Porto, em 11 minutos, com dois comboios por hora em hora de ponta, segundo os horários da CP.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira tem a funcionar a partir de hoje, na Unidade de Intervenção Cardiovascular da Covilhã, um procedimento cardíaco estrutural, para intervir em doentes com risco de AVC.
A GNR deteve em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, um jovem, de 20 anos, suspeito de falsificar receitas médicas, informou hoje aquela força de segurança.
Angola quer erradicar pelo menos uma das 17 doenças tropicais negligenciadas (DTN) prevalecentes no país até 2030, concentrando esforços no verme da Guiné, segundo um comunicado da Organização Mundial da Saúde hoje divulgado.
A versão preliminar das conclusões da comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras vai ser entregue até 05 de março, anunciou hoje o presidente, indicando que o documento final será aprovado até 25 desse mês.
O Conselho da União Europeia (UE) decidiu hoje renovar a lista de pessoas, grupos e entidades sujeitos a medidas restritivas com vista a combater o terrorismo, retirando da lista uma pessoa falecida e mantendo as restantes inalteradas.
O Chega/Açores requereu o agendamento de um debate de urgência na Assembleia Legislativa, para a sessão de fevereiro, sobre o hospital de Ponta Delgada, alegando que é preciso esclarecer "todas as decisões" tomadas após o incêndio, foi hoje anunciado.
A comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras decidiu hoje pedir ao presidente da Assembleia da República que contacte novamente o Presidente da República e lhe peça para dizer se até 07 de fevereiro vai pronunciar-se.
Um ginecologista francês foi proibido de exercer a profissão durante um mês por se ter recusado a atender uma paciente transgénero, anunciou hoje a Ordem dos Médicos local, confirmando informações do jornal La République des Pyrénées.
O PS/Açores vai avançar com uma comissão parlamentar de inquérito devido ao “caos” no setor da saúde e às medidas implementadas pelo Governo Regional após o incêndio no Hospital de Ponta Delgada, foi hoje revelado.
Medicamentos falsificados no valor de 11,1 milhões de euros foram apreendidos em 2024, no âmbito de uma operação europeia que levou à detenção ou acusação de 418 pessoas, anunciou hoje a Europol.
O uso nos hospitais públicos de medicamentos biossimilares em cinco substâncias ativas com indicações para, por exemplo, cancro de mama e do intestino, conseguiu no ano passado uma poupança de 145 milhões de euros, segundo uma análise do Infarmed.
A capital do Uganda, Kampala, está a lutar contra um novo surto do vírus Ébola que já matou uma pessoa, uma enfermeira que trabalhava num hospital, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
A freguesia do Vale, que viu aprovada a sua desagregação administrativa no concelho de Santa Maria da Feira, pode perder o centro de saúde local, confirmou hoje essa autarquia do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto.
Os ex-presidentes do IPO do Porto e do Hospital do Algarve, Laranja Pontes e Pedro Nunes, vão ser julgados pelos crimes de branqueamento, participação económica em negócio e falsificação de documento, lesando aquelas entidades em quase 100 mil euros.
Um antigo funcionário do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra confessou hoje, em sessão de julgamento, ter tirado dinheiro de utentes e falhado nas suas funções, para fazer face à compulsão por jogo e apostas desportivas.
O uso nos hospitais públicos de medicamentos biossimilares em cinco substâncias ativas com indicações para, por exemplo, cancro de mama e do intestino, conseguiu no ano passado uma poupança de 145 milhões de euros, segundo uma análise do Infarmed.
O Governo fixou em 250 euros o valor dos cuidados de saúde prestados nas unidades de internamento pediátrico de nível 1 e em 80 euros no ambulatório, no âmbito de uma experiência-piloto na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
O Instituto de Pesquisa do Centro Biomédico do Algarve (ABC-Ri) lançou uma campanha de angariação de fundos para financiar a investigação da relação entre a disfunção do sistema imunitário e perturbações da saúde mental, informou aquela entidade.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) repudiou hoje o restabelecimento do que chama ‘Regra da Mordaça Global’, que proíbe organizações não-governamentais que recebem financiamento norte-americano de usarem os seus próprios fundos para fornecer ou promover cuidados de aborto.
A IL/Açores questionou hoje o Governo sobre o número de utentes do Serviço Regional de Saúde (SRS) em lista de espera por uma junta médica, alegando que as alterações introduzidas na legislação regional não estarão a surtir efeitos.