SAÚDE QUE SE VÊ

Publicada resolução que recomenda reforço da resposta à doença de Alzheimer nos Açores

Lusa
12-05-2026 10:30h

Uma resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) que recomenda ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) o reforço da resposta pública à doença de Alzheimer e outras demências, foi hoje publicada em Diário da República.

Segundo a publicação, a ALRAA recomenda ao executivo que “promova inquéritos populacionais de saúde e estudos epidemiológicos nos Açores, com recolha de dados estatísticos fiáveis, sobre prevalência e incidência da doença de Alzheimer e outras demências, de modo a fundamentar políticas públicas eficazes e ajustadas à realidade regional”.

Também solicita que o executivo regional apoie projetos de investigação científica e de inovação na área das demências, em articulação com a Universidade dos Açores, incentivando estudos sobre a incidência, boas práticas de intervenção e terapias de estimulação cognitiva.

No texto, propõe-se ainda que seja assegurada a articulação entre as unidades de saúde, autarquias, instituições particulares de solidariedade social, a Associação Alzheimer Açores - ALZA e demais entidades com trabalho desenvolvido na área das demências, “promovendo uma rede integrada e descentralizada de apoio, que valorize a proximidade e a continuidade de cuidados”.

A ALRAA sugere também ao Governo dos Açores que “promova campanhas públicas de sensibilização e informação para reduzir o estigma, fomentando assim o diagnóstico atempado e mobilizando a sociedade para a importância da inclusão e do respeito pelas pessoas com Alzheimer e outras demências”.

A resolução, apresentada pelo grupo parlamentar do PS, foi aprovada por maioria no plenário regional realizado na Horta, na ilha do Faial, no dia 15 de abril, com votos a favor de PSD, PS, CDS-PP, PPM, BE, IL e PAN e abstenção do Chega.

MAIS NOTÍCIAS