SAÚDE QUE SE VÊ
Canal S+

Pagamento diferenciado aos médicos do SNS: sim ou não?

ALS/Canal S+
10-02-2026 13:40h

A intenção de Álvaro Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi um dos temas em debate no programa Check-Up, moderado por Vera Arreigoso.

Ouvido recentemente no Parlamento, Álvaro Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) sugeriu que o pagamento seja diferenciado entre regiões e especialidades.
Segundo afirmou, “não é a mesma coisa o esforço de um médico de medicina interna numa Urgência como a do Amadora-Sintra ou o de outras especialidades que trabalham das 9h00 às 17h00”, e apontou a agravante de que “na medicina interna não há capacidade para a produção adicional” 

O painel da última sexta-feira contou com Teresa Almodovar, pneumologista no Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), e Rui Ribeiro, Coordenador do Centro de Cirurgia da Obesidade e Diabetes. A médica considerou que a medida não resolve o problema da falta de recursos.

O diretor executivo do SNS pediu aos deputados para refletirem, defendendo que se não forem criadas “diferenciações pela positiva” para alguns casos, “dificilmente se resolve o problema” das especialidades mais deficitárias, como a medicina interna, onde “as condições de trabalho são mais penosas e a perspetiva de carreira é menos aliciante”.

Para Rui Ribeiro, Coordenador do Centro de Cirurgia da Obesidade e Diabetes, a desvalorização do trabalho no serviço de urgência conduziu o SNS à escassez na especialidade de medicina interna.

Teresa Almodovar recordou, ainda, que os médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não são avaliados, logo, o desempenho não é medido.

A medicina interna, na opinião de Rui Ribeiro, é uma especialidade difícil de mensurar, contudo, no setor privado há incentivos à produção.

O programa Check-Up faz todas as semanas a análise da atualidade da saúde, com moderação da jornalista Vera Arreigoso.
Não perca à sexta-feira, pelas 22h, no Canal S+ - posição 129 da sua box de televisão.

MAIS NOTÍCIAS