SAÚDE QUE SE VÊ

Consultas, cirurgias e cuidados primários aumentaram na ULS do Nordeste em 2025

Lusa
09-02-2026 15:54h

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste registou um aumento de consultas externas e não médicas, bem como cuidados de saúde primários e cirurgias programadas em 2025, face ao ano anterior, segundo dados divulgados hoje pela ULS.

De acordo com a ULS do Nordeste, numa nota enviada à Lusa, nos três hospitais - Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela - houve um aumento de 7,8% das culturas externas e de 27% das consultas não médicas, ou seja, atendimento feito por outros profissionais, como enfermeiros.

No que toca à cirurgia, geral e ambulatório, em 2025, foram programadas 8.318, mais 6,1% em comparação a 2024. Por outro lado, registou-se uma diminuição de 3,4% de cirurgias feitas em caso de urgência.

Segundo a ULS do Nordeste, estes resultados traduzem-se “em mais e melhores cuidados de saúde prestados aos utentes” nas unidades hospitalares.

No entanto, dá ainda conta de que também houve um aumento da atividade assistencial nos cuidados de saúde primários, registando “um crescimento no número de consultas médicas nos centros de saúde do distrito de Bragança”.

“Nas 14 unidades que prestam cuidados de saúde primários no distrito realizaram-se, no ano passado, um total de 434.559 consultas médicas (presenciais e não presenciais), mais 26.980 em relação ao período homólogo – representando mais 6,6%”, adiantou, acrescentando ter havido também um aumento de consultas descentralizadas, como de Medicina Interna, no centro de saúde de Mogadouro, e de Psiquiatria, nos centros de saúde de Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo e Miranda do Douro.

Relativamente aos cuidados de saúde prestados no domicílio, em 2025, a Unidade Local de Saúde realizou 5.400, mais 1.968 face ao ano anterior.

“O aumento significativo da atividade nos Cuidados de Saúde Primários, dando assim resposta, numa ótica de proximidade e em segurança, às necessidades dos utentes da área de abrangência da ULS do Nordeste, é o reflexo da enorme dedicação e do empenho constante dos profissionais desta entidade, os quais irão, sem dúvida, manter-se neste ano de 2026 que agora iniciou”, sublinhou a ULS do Nordeste.

MAIS NOTÍCIAS