SAÚDE QUE SE VÊ

Centro oncológico de Vila Real pode fazer 100 tratamentos de radioterapia por dia

Lusa
09-02-2026 10:53h

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou hoje que tem em “pleno funcionamento” os dois aceleradores lineares que aumentam a capacidade de resposta instalada para os 100 tratamentos de radioterapia por dia.

Depois da instalação de um novo acelerador linear no serviço de radioncologia do centro oncológico, que foi inaugurado em março de 2024 depois de reclamado durante vários anos, a ULSTMAD procedeu a uma intervenção de ‘upgrade’ (melhoramento) tecnológico que permitiu modernizar o primeiro equipamento.

Em comunicado, a ULS que tem sede em Vila Real disse que, com os dois aceleradores lineares em pleno funcionamento desde janeiro, o serviço de radioncologia aumenta “a capacidade de resposta e reduz os tempos de espera, estimando-se uma capacidade instalada global de 100 tratamentos por dia, até um máximo anual de aproximadamente 24.000 sessões de radioterapia”.

“Este ‘upgrade’ tecnológico permite reforçar a precisão e a segurança dos tratamentos, mantendo elevados padrões de qualidade e alargando a capacidade para responder, de forma mais célere, aos doentes que necessitam de radioterapia”, afirmou, citada no comunicado, a responsável do serviço de Radioncologia, Luísa Rolim.

Para a presidente do conselho de administração da ULSTMAD, Sara Mota, também citada no comunicado, “este investimento consolida a estratégia de modernização tecnológica e de excelência na prestação de cuidados saúde oncológicos, reforçando a equidade no acesso a tratamentos de referência na região”.

A ULS explicou que, para além “das melhorias clínica e operacional, a combinação de dois aceleradores permite uma maior resiliência do serviço, assegurando continuidade assistencial e criando condições para reforçar a implementação futura de técnicas ainda mais diferenciadas, tais como as estereotáxicas, quando clinicamente indicadas”.

Concretizou ainda que estão agora implementadas técnicas avançadas de Radioterapia em ambos os equipamentos, tais como radioterapia de intensidade modulada (IMRT), arcoterapia volumétrica modulada (VMAT) e radioterapia guiada por imagem (IGRT), sendo “possível concentrar a dose no tumor e proteger melhor os tecidos saudáveis circundantes, reduzindo efeitos secundários e melhorando a tolerância ao tratamento”.

A ULSTMAD trata doentes oncológicos da área de influência de Trás-os-Montes e Alto Douro e de outras zonas geográficas do país.

Criada no início de janeiro, a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro integra 59 unidades funcionais de cuidados de saúde primários, em 23 centros de saúde, que em conjunto com as três unidades hospitalares (Vila Real, Chaves e Lamego) dão resposta a uma população de cerca de 369 mil habitantes.

Esta ULS tem uma área de abrangência de 5.500 quilómetros quadrados e serve 21 concelhos.

MAIS NOTÍCIAS