A atividade assistencial no Hospital de Santo André, em Leiria, está a retomar a normalidade, prevendo-se que esteja totalmente restabelecida até ao final do dia de hoje, informou a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
De acordo com a ULS da Região de Leiria, o Serviço de Urgência está a funcionar sem qualquer constrangimento, “garantindo resposta plena à população”.
Relativamente aos Cuidados de Saúde Primários, “todos os centros de Saúde Sede dispõem de energia elétrica e retomam hoje a sua atividade”.
Já nos polos que se mantêm inoperacionais, “os seus profissionais continuarão a ser redistribuídos pelos centros de Saúde Sede e a prestar cuidados de saúde às populações”.
“O fornecimento de energia elétrica e água da rede já foi restabelecido. As comunicações encontram-se operacionais, com exceção da Unidade de Internamento de Doentes de Evolução Psiquiátrica Prolongada”, indicou.
No comunicado enviado à agência Lusa, a ULS da Região de Leiria sublinhou que continuará a acompanhar a situação de forma permanente, em articulação com a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “reforçando o seu compromisso com a segurança, qualidade e continuidade dos cuidados de saúde prestados à população”.
A ULS da Região de Leiria suspendeu, na última quarta-feira, a atividade programada devido ao mau tempo, estando em causa consultas, cirurgias e exames.
No mesmo dia, alertou os utentes em cuidados respiratórios domiciliários “para se dirigirem ao serviço de urgência sempre que surjam problemas ou agravamentos de sintomas”.
A área de influência da ULS da Região de Leiria corresponde aos concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós. Compreende três hospitais (Leiria, Pombal e Alcobaça) e 10 centros de saúde.