SAÚDE QUE SE VÊ

Hospital Amadora-Sintra reabre piscina de reabilitação cinco anos após fecho devido à covid-19

Lusa
08-10-2025 13:42h

O Hospital Amadora-Sintra reabriu a piscina do Serviço de Medicina Física e Reabilitação cinco anos após o encerramento devido à pandemia de covid-19, retomando as sessões de hidroterapia, que já receberam mais de 50 utentes, anunciou hoje a instituição.

Nesta primeira fase, a piscina encontra-se aberta apenas a sessões de hidroterapia para utentes adultos que cumprem recuperação no hospital em regime de ambulatório, adianta em comunicado a Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra.

Segundo a instituição, os utentes podem ser incluídos em grupos de tratamento na piscina, após avaliação clínica em consulta de Medicina Física e Reabilitação e de acordo com critérios clínicos específicos.

Desde a sua reabertura, no dia 26 de setembro, a piscina do Hospital Fernando Fonseca já recebeu mais de 50 utentes, à média de seis utilizadores por sessão.

“No futuro, todos os doentes de ambulatório que necessitam destas sessões com a água poderão vir a utilizar a piscina, uma das poucas existentes em serviços de Medicina Física e Reabilitação do Serviço Nacional de Saúde”, salienta a ULS.

A piscina também é utilizada por utentes do Departamento de Saúde Mental, de acordo com critérios específicos, que realizam semanalmente sessões de hidroterapia, complementando os seus programas terapêuticos.

As sessões de hidroterapia consistem em fisioterapia aquática (adultos e pediátricos) ou terapia ocupacional em meio aquático que visam diminuir e tratar problemas estruturais e ou posturais, de forma a facilitar a recuperação da funcionalidade e promover a sensação de bem-estar, aumentar a autoestima e aliviar as dores musculares ou articulares.

“São atividades terapêuticas asseguradas por fisioterapeutas e por terapeutas ocupacionais e que consistem na realização de exercícios terapêuticos numa piscina com água aquecida, aproximadamente a 32ºC, com o objetivo de promover e acelerar a reabilitação de utentes com patologias agudas tais como fraturas ou patologias crónicas do foro reumatológico”, explica a instituição.

Bad Ragaz, relaxamento aquático integral Watsu e Halliwick são alguns exercícios e técnicas que podem ser realizados na hidroterapia e que devem ser orientadas por um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional com formações específicas nestas áreas.

Criada em novembro de 2023, a ULS Amadora/Sintra é a maior do país em termos de residentes e utentes inscritos no Serviço Nacional de Saúde, atendendo uma população de cerca de 550 mil habitantes. Integra o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, o Hospital de Sintra e 45 unidades de cuidados de saúde primários localizadas nos concelhos da Amadora e de Sintra.

MAIS NOTÍCIAS