Associações de doentes reforçaram hoje a importância da vacinação contra a gripe para os grupos de risco, defendendo que as vacinas de alta dose devem ser administradas prioritariamente a todas as pessoas a partir dos 65 anos.
A campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 deste outono e inverno arranca na terça-feira, podendo ser feita em farmácias e nos cuidados primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Numa declaração conjunta hoje divulgada, a Fundação Portuguesa do Pulmão, a Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas e a Plataforma Saúde em Diálogo, que representam dezenas de associações de doentes, alertam para a importância da vacinação “nas populações mais vulneráveis, como idosos e doentes crónicos”.
Com esta declaração conjunta, as três entidades associaram-se às conclusões das reuniões de Consenso da Vacinação contra a Gripe de 2023 e que foram já subscritas por seis sociedades científicas.
"As vacinas contra a gripe são seguras e efetivas, devendo as vacinas inativadas de alta dose ser administradas prioritariamente a todas as pessoas com 65 ou mais anos", salienta a posição das três associações.
A declaração realça ainda que a vacinação contra a gripe "é fundamental para reduzir a carga de doença e as suas complicações" em grupos de alto risco, como crianças, mulheres grávidas, doentes crónicos e idosos, mas também nos profissionais de saúde, tendo em conta que estão mais expostos ao vírus e a doentes com risco de transmissão.
As conclusões das reuniões de Consenso da Vacinação contra a Gripe já tinham sido subscritas pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Sociedade Portuguesa de Diabetologia, Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (Grupo de Estudo de Geriatria) e Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica.
Na campanha vacinal que começa na terça-feira, a vacina contra a gripe de dose elevada estará disponível para todas as pessoas com 85 ou mais anos e para os residentes em estabelecimentos residenciais para pessoas idosas, instituições similares e Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
A vacinação contra a gripe e a covid-19 é recomendada e gratuita para os grupos elegíveis, decorrendo nas unidades de saúde do SNS para crianças dos 6 aos 23 meses de idade e para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, incluindo as com 85 ou mais anos.
Também é aconselhada a vacinação nas unidades de saúde do SNS dos profissionais e utentes/residentes de estruturas residencial para pessoas idosas (ERPI), similares e RNCCI, grávidas e profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes e profissionais de distribuição farmacêutica, pessoas em situação de sem abrigo e estabelecimentos prisionais.
Nas farmácias comunitárias, é recomendada a vacinação para utentes entre 60 e 84 anos de idade e profissionais de saúde.