SAÚDE QUE SE VÊ

Câmara de Monção abre concurso para instalações provisórias do centro de saúde

Lusa
05-09-2025 11:00h

A Câmara de Monção abriu um concurso público para alugar, por cerca de 205,3 mil euros e durante 16 meses, instalações provisórias para o centro de saúde, que vai ser requalificado por 2,5 milhões de euros.

O anúncio de abertura do procedimento para “aquisição de serviços para aluguer de instalações provisórias para o Centro de Saúde de Monção”, no distrito de Viana do Castelo, foi hoje publicado no Diário da República (DR), fixando em 480 dias (cerca de 16 meses) o prazo para a execução do contrato.

De acordo com o DR, podem ser apresentadas até quarta-feira as propostas para as instalações provisórias do centro de saúde, que integra a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), tem Serviço de Urgência Básica (SUB) e responde a uma população que ascende às 20 mil pessoas.

A requalificação do centro de Saúde foi adjudicada pela Câmara de Monção por cerca de 2,5 milhões de euros em junho, cerca de um ano depois de ser garantido o financiamento de 1,34 milhões de euros ao Plano de Recuperação e Resiliência, de acordo com as informações disponibilizadas pelo município no seu ‘site’ oficial.

Com o investimento, pretende-se disponibilizar “uma maior oferta de cuidados de saúde à comunidade”, contribuindo “para uma efetiva igualdade de oportunidades no acesso aos cuidados de saúde primários”, descreve a câmara na página da Internet.

De acordo com a autarquia, “os trabalhos de valorização estrutural e técnica da unidade de saúde de Monção configuram a requalificação urbanística do edificado atual, numa área de 1.754,13 metros quadrados, e a ampliação do espaço disponível, numa área de 348,14 metros quadrados”.

“Em resumo, pretende-se acrescentar ao edifício existente uma nova identidade, mais consolidada e contemporânea, transmitindo, no seu conjunto, uma imagem de integração equilibrada e harmoniosa, tanto ao nível urbanístico como paisagístico”, acrescenta.

MAIS NOTÍCIAS