A zona ribeirinha do Seixal, no distrito de Setúbal, volta a acolher a caminhada e corrida pelo hospital no Seixal, estando a iniciativa marcada para o dia 19 de julho.
O evento é promovido pela Câmara Municipal do Seixal e pelo Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Seixal, com o apoio da Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal e das juntas de freguesia.
“Esta é uma luta antiga, com mais de 20 anos, que resulta de uma necessidade premente, tendo em conta a falta de cuidados médicos que sentimos. Exemplo desta situação são os bebés que têm nascido a bordo de ambulâncias”, refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, em comunicado.
Paulo Silva adianta que a iniciativa visa demonstrar a união da população pela construção do futuro hospital, “fazendo da luta uma grande manifestação popular, seja a correr, a caminhar ou, simplesmente, a apoiar todos os que nela participam”.
O Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Seixal será o ponto de chegada das duas provas.
Segundo a autarquia, a participação é livre e gratuita, mas para garantir a oferta de brinde e dorsal (corrida), os eventuais interessados devem registar-se para a caminhada (3 km) através do preenchimento de um formulário online, e para a corrida (5 km) através do email: inscricoes.atletismo@cm-seixal.pt, até ao próximo dia 16 de julho.
A acreditação e levantamento de brinde de oferta acontecerá entre as 16:00 e as 18:30, no Parque da Quinta dos Franceses, junto ao barco-restaurante Lisboa à Vista.
A inscrição pode ainda ser feita no próprio dia, até às 18:30, no local da partida da corrida e caminhada.
A construção do Hospital do Seixal, no distrito de Setúbal, é uma reivindicação com mais de duas décadas que já foi objeto de um protocolo entre o Estado e a Câmara Municipal, em 2009, com inauguração prevista da unidade de saúde para 2012.
Desde o início desta luta, em 2001, já se realizaram inúmeras iniciativas reivindicativas, como, entre outras, o cordão humano em torno da Baía do Seixal, o Hospital de Campanha no âmbito da ação Em Campanha pelo Hospital no Seixal, o Mais Um Natal sem Hospital no Seixal, a Campanha 1 Voto pelo Hospital no Seixal e, ainda, a Caminhada e Corrida pelo Hospital no Seixal.
Em dezembro de 2015, após um abaixo-assinado com mais de 8 mil assinaturas, foi aprovada uma resolução da Assembleia da República no sentido da construção urgente deste equipamento.
No Orçamento do Estado para 2017, foi inscrita uma verba de 10 milhões de euros para relançar o projeto e o concurso, tendo sido mesmo noticiado o seu arranque em julho de 2017.
Contudo, só em junho de 2018, com a assinatura de uma nova adenda ao acordo inicial, em que a Câmara do Seixal assumiu os custos da construção das acessibilidades (3 milhões de euros), foi possível lançar novo concurso.
Em 2019, o Governo anunciou novo adiamento, assumindo que, durante o primeiro trimestre de 2023, apresentaria o projeto de execução para posterior lançamento do concurso para a sua construção.
No entanto, em 2024, o projeto de execução ainda esperava a revisão a que a lei obriga, aguardando-se definição da entidade que, após a extinção da ARS-LVT, assumirá esta competência.
A unidade de saúde hospitalar que serve os mais de 160 mil habitantes do concelho do Seixal é o Garcia de Orta, em Almada.
O Hospital Garcia de Orta iniciou a sua atividade em setembro de 1991, em substituição do antigo Hospital da Misericórdia de Almada/Hospital Distrital de Almada e, segundo informação oficial, serve atualmente uma população estimada em cerca de 350 mil habitantes dos concelhos de Almada e Seixal.