SAÚDE QUE SE VÊ

Casa Branca adia decisão sobre proibição de cigarros de mentol

LUSA
07-12-2023 07:10h

A Casa Branca vai levar mais tempo para analisar um plano extensivo dos reguladores de saúde que visa banir os cigarros de mentol, um adiamento inesperado que os grupos antitabaco receiam que possa prejudicar a regra há muito aguardada.

Dirigentes do governo do presidente Joe Biden indicaram na quarta-feira que o processo iria prolongar-se para o próximo ano, apontando para março, quando antes a expectativa era o final de 2023 ou o início de janeiro de 2024.

A autoridade reguladora da alimentação e medicamentos (FDA, na sigla em Inglês) h+a anos que trabalha um plano para eliminar o mentol, estimando que este prevenir a morte de entre 300 mil e 650 mil fumadores em várias décadas.

Muitas destas mortes evitáveis seriam de afro-americanos, que, de forma desproporcional são dos que mais fumam mentol.

Esforços prévios da FDA foram anulados por influência da indústria do tabaco ou outras prioridades de vários governos.

Vários grupos antitabaco têm apoiado o esforço ao longo de anos.

E alguns avisaram na quarta-feira que a proposta, que vai dar às empresas de tabaco mais um ano para acabarem com este produto, pode ser adiada indefinidamente.

O mentol é o único sabor de cigarro que não foi banido sob a lei de 2009 que dá à FDA autoridade sobre produtos de tabaco.

O efeito refrescante do sabor facilita o início do fumo e dificulta o seu abandono, o que conduz à popularidade do mentol. Estima-se que 85% dos fumadores negros comprem cigarros com este sabor.

MAIS NOTÍCIAS