O Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) vai lançar seis 'podcasts' sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro, no âmbito da iniciativa "Tratar o cancro por tu".
Em comunicado, o instituto da Universidade do Porto esclarece que a iniciativa "volta a saltar os muros da ciência e dos laboratórios para ir ao encontro da população", através de seis 'podcasts' que serão divulgados na Antena 1.
Os 'podcasts', que incidem sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro, vão ter uma periodicidade semanal, sendo que o primeiro, dedicado ao diagnóstico até e após os 80 arranca na quarta-feira.
A prevenção e deteção precoce, o diagnóstico, a medicina de precisão, a hereditariedade e o sucesso do tratamento são outros dos temas em que se vão centrar as conversas, sob tutela de Manuel Sobrinho Simões, ficarão posteriormente disponíveis na Antena 1 e RTP Play.
Em declarações à Lusa, o vice-presidente do Ipatimup, Jorge Lima, esclareceu que os podcasts são uma forma de "manter o interesse da população sobre a iniciativa".
Em cada podcast serão abordados e aprofundados "temas transversais" a todos os tipos de cancro que, habitualmente, são tratados individualmente nas sessões presenciais, acrescentou.
O lançamento dos 'podcasts' marca o regresso da iniciativa "Tratar o cancro por tu" que, a partir de janeiro, volta a percorrer o país para "discutir as terapias mais recentes no combate ao cancro, simplificar conceitos, alertar para a necessidade do diagnóstico precoce e colocar os doentes no centro da discussão".
A primeira sessão, dedicada ao cancro da próstata, terá lugar no Porto, a 18 de janeiro, e a segunda, sobre o cancro da mama, decorre a 01 de fevereiro em Aveiro.
O Funchal recebe a terceira sessão da iniciativa, a 22 de fevereiro, dedicada ao cancro do cólon, e a 07 de março, a Covilhã acolhe uma sessão sobre tumores endócrinos.
Já o cancro do pulmão será debatido e discutido em Braga, a 21 de março, e os tumores pediátricos em Faro, a 04 de abril.
No mês de janeiro está também previsto o lançamento do livro "Tratar o cancro por tu", que terá coordenação científica de Manuel Sobrinho Simões e coordenação editorial de Luísa Melo, Nuno Marcos e Nuno Ribeiro.
Segundo Jorge Lima, o livro "culmina os resultados de todas as sessões" realizadas desde o lançamento da iniciativa, em janeiro de 2022.
O livro pretende ser "mais uma forma de promover a literacia em cancro, alcançando assim um público ainda mais alargado".