O município de Mondim de Basto assume a parte de novembro novas competências na área da saúde, no âmbito do processo de transferência de competências da administração central para as autarquias locais.
Esta transferência de competências formalizada entre o Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde e o município, prevê que a autarquia assuma a gestão, manutenção e conservação do edifício e equipamento não médico, bem como a gestão dos recursos humanos inseridos na carreira de assistente operacional.
Para obras de reabilitação do edifício do centro de saúde de Mondim de Basto, serão inscritos 1,1 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O executivo municipal de Mondim de Basto disse, em comunicado, que encara este novo desafio “com responsabilidade, consciente da exigência que estas novas competências acarretam, deixando a garantia de continuar a trabalhar para que os utentes do concelho tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, e que seja dada resposta às necessidades que venham a ser identificadas no terreno”.