A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que gere os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, anunciou hoje que passou a ser realizado internamente o exame Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE).
“No sentido de alargar a resposta e capacidade técnica, bem como, otimizar os meios técnicos da Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiológica, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), mais propriamente o Serviço de Gastroenterologia, está a realizar hoje, dia 13 de setembro, o exame Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica, vulgarmente conhecido por CPRE, que, até então, era realizado apenas no exterior”, informa uma nota de imprensa daquele centro hospitalar.
De acordo com o diretor clínico do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, José Luís Brandão, numa primeira fase, será dada resposta “às situações mais urgentes”.
Por seu turno, a administração hospitalar considera que a iniciativa “dá uma maior autonomia ao CHBV na resposta aos doentes, sobretudo para os casos que requerem maior urgência”.