SAÚDE QUE SE VÊ

Governo dos Açores aumenta em 12% diárias de internamentos em casas de saúde

LUSA
28-04-2021 13:26h

O Governo Regional dos Açores vai aumentar, este ano, as diárias dos utentes internados nas casas de saúde da região em 12%, mais de 12 anos depois da última atualização, anunciou hoje o secretário da Saúde.

“A diária, que antes era de 37,5 [euros], passa para 42 euros. Há um aumento de 12%, correspondente a 1,1 milhões de euros. Antes eram 8,5 milhões de euros que a região investia a este nível e passa para 9,6 milhões de euros”, avançou Clélio Meneses, durante a apresentação de um programa de prevenção e tratamento de novas dependências comportamentais da Casa de Saúde de São Rafael, em Angra do Heroísmo.

Segundo o secretário regional da Saúde, o valor protocolado entre o Governo Regional e as quatro casas de saúde da região (duas na ilha Terceira e duas na ilha de São Miguel), que têm 625 camas para internamento em saúde mental e 48 para dependências, não era atualizado desde 2008.

“É necessário que haja uma correspondência financeira àquilo que é a dimensão do serviço prestado”, sublinhou, acrescentando que a atualização agora anunciada terá efeitos retroativos a 01 de janeiro de 2021.

Clélio Meneses admitiu que o pagamento de 42 euros por diária será ainda “insuficiente” para “fazer face ao custo efetivo e real deste tipo de serviço”, mas salientou que já representava um “esforço financeiro” por parte do executivo.

“Temos a consciência da importância do serviço, temos consciência da necessidade de aumentar ainda mais este contributo, mas é aquilo que em termos orçamentais foi possível, com grande esforço”, frisou.

Por outro lado, o secretário regional adiantou que já foi regularizada a maior parte da dívida a estas instituições, que em 2020 atingia os 4 milhões de euros.

“Já pagámos 3,6 milhões de euros. É um esforço financeiro no sentido de se pagar o que se deve e de atualizar aquilo que está a ser feito”, apontou.

MAIS NOTÍCIAS