SAÚDE QUE SE VÊ

Anestesistas do Hospital Amadora-Sintra iniciam hoje cinco dias de greve

LUSA
20-05-2019 09:25h

Os médicos anestesistas do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) iniciam às 08:00 de hoje uma greve de cinco dias para exigir a contratação de mais especialistas e condições de segurança clínica.

Convocada pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, a greve, que termina às 20:00 de sexta-feira, visa reivindicar que a equipa de urgência tenha quatro especialistas para garantir a segurança clínica nas áreas de bloco operatório, bloco de partos, unidade de cuidados pós-anestésicos, reanimação intra-hospitalar e atividades fora do bloco operatório (como salas de TAC ou laboratório de hemodinâmica).

“Os médicos anestesistas do Hospital Amadora-Sintra há vários anos que têm chamado a atenção para a séria e grave limitação de anestesistas por excesso de trabalho sem qualquer tipo de resposta por parte do Ministério da Saúde ou mesmo do Conselho de Administração” do hospital, disse à agência Lusa o secretário-geral do SIM, Roque da Cunha.

O sindicalista defende  “um plano para que, quando ocorrem situações de excesso de procura, num hospital com cerca de 120 mil utentes sem médico, onde os anestesistas têm um bloco operatório, bloco de partos, têm imensos exames (TAC, colonoscopias e endoscopias), não se conte” com “a exaustão dos responsáveis” do serviço da anestesia.

Durante a greve, que termina às 20:00 de sexta-feira, vão ser assegurados os serviços mínimos com escalas dos serviços de urgência.

MAIS NOTÍCIAS