SAÚDE QUE SE VÊ

Doença desconhecida já causou a morte de 15 pessoas na RDCongo

LUSA
01-03-2021 17:40h

Uma doença não identificada causou a morte de 15 pessoas, com idades compreendidas entre os 60 e os 80 anos, em fevereiro, numa província ocidental da República Democrática do Congo, anunciaram hoje fontes oficiais.

"Esta doença ainda não identificada tem vindo a progredir na zona de saúde de Kasongo-Lunda ao longo do último mês. Atualmente, registámos 15 mortos, todos eles idosos", disse Jean-Marie Peti-Peti, governador da província ocidental do Kwango, à agência de notícias francesa AFP.

"O paciente começa com dores de cabeça, depois dores por todo o lado, febre, depois complicações respiratórias", antes de morrer, explicou Peti-Peti, que fazia um balanço da doença desconhecida.

"O ministro provincial da Saúde, o médico chefe da zona sanitária de Kasongo-Lunda e epidemiologistas de Kinshasa estão a trabalhar no assunto. Já recolheram amostras para serem enviadas ao INRB [Instituto Nacional de Investigação Biomédica]", a fim de identificar esta doença, acrescentou.

Duas epidemias, covid-19 e chikungunya, foram identificadas nesta cidade fronteiriça angolana, a 250 quilómetros a sudeste de Kinshasa, que carece de infraestruturas sanitárias viáveis.

Os trabalhadores da saúde da cidade queixam-se de não receberem salários regulares, enquanto o acesso aos cuidados médicos é dificultado devido ao seu elevado custo em relação ao nível de vida da população, estimada em mais de 1,5 milhões de habitantes, principalmente agricultores com rendimentos muito baixos.

MAIS NOTÍCIAS