SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Surto em lar de Redondo com 51 utentes e 15 funcionários infetados

LUSA
21-01-2021 19:18h

Um total de 51 utentes e 15 funcionários do lar da Santa Casa da Misericórdia de Redondo, no distrito de Évora, está infetado com o coronavírus SARS-CoV-2, devido a um surto na instituição, disse hoje o provedor.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da Misericórdia de Redondo, João Azaruja, indicou que o surto foi detetado no Lar António Manuel Fernandes Piteira, depois de uma funcionária ter apresentado sintomas da doença.

A funcionária “ficou com sintomas no passado domingo” e recebeu indicações para ir para a casa, tendo, depois, realizado um teste com resultado positivo para o coronavírus que provoca a doença covid-19, adiantou.

Segundo o provedor da Misericórdia de Redondo, posteriormente, na sequência de testes realizados no lar, foram detetados mais casos de infeção pelo SARS-CoV-2, nomeadamente 51 utentes e 14 funcionários.

Do universo de 65 utentes, sublinhou, 14 fizeram testes com resultado negativo e já foram transferidos para um dos edifícios das antigas escolas primárias de Redondo, disponibilizado e preparado pela Proteção Civil Municipal.

Um dos utentes infetados foi transportado para o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), enquanto o estado de saúde dos restantes é “estável”, assinalou João Azaruja.

Todos os utentes deste lar já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, no dia 14 deste mês, acrescentou.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.686 pessoas dos 595.149 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS

Este site usa cookies para lhe garantir uma melhor experiência de navegação.

Saber mais