SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Bombeiros do Porto dizem que custos com equipamentos põe em causa socorro

LUSA
21-01-2021 13:26h

Os bombeiros do distrito do Porto já canalizaram um milhão de euros para equipamentos de proteção e desinfeção de veículos, algo que competia ao Estado e que pode “comprometer” o socorro às populações, afirmou hoje o presidente da Federação.

Em comunicado, o presidente da Federação dos Bombeiros do distrito do Porto, José Morais, disse que a situação está “insustentável”, depois de nos últimos cinco meses terem investido um milhão de euros na segurança dos operacionais.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) entregou equipamentos no valor de 254 mil euros aos bombeiros do Porto, tendo estes tido de comprar mais e canalizado para os mesmos 905 mil euros, ressalvou.

A estes 905 mil euros acresce 191 mil euros para a desinfeção de veículos, reforçou.

“Face à crescente solicitação de ações de socorro e perante o agravar da situação pandémica, os Bombeiros esperam da tutela o reforço das equipas nas suas unidades, através de instrumentos de requisição civil”, afirmou.

José Morais apela ainda à ANEPC para o reforço de equipamentos de proteção e ao Governo para a necessidade de um apoio extraordinário às associações humanitárias.

A estes pedidos, o presidente acrescenta o processo de vacinação que espera que seja iniciado com urgência para mitigar o risco acrescido a que os bombeiros estão diariamente expostos.

“O Governo não está a tratar os Bombeiros à dimensão e grandeza do serviço que prestam, da responsabilidade e compromisso que têm no quotidiano da nossa sociedade”, sublinhou.

O presidente da Federação vincou que, ao invés de outras entidades e instituições, os bombeiros continuam a prestar socorro sem que esteja iniciada a vacinação aos elementos que constituem os seus quadros ativos.

E, tal como numa guerra, os bombeiros estão “entre o inimigo e a primeira trincheira”, acrescentou.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS