SAÚDE QUE SE VÊ

BE questiona Governo sobre retirada de prémios a enfermeiros no Porto

LUSA
21-01-2021 12:50h

O grupo parlamentar do BE questionou o Governo se tem conhecimento de que o Centro Hospitalar Universitário do Porto está a retirar o prémio atribuído em dezembro a alguns enfermeiros e como está a pensar corrigir a situação.

Numa pergunta endereçada ao Ministério da Saúde, entregue na Assembleia da República, o BE diz que recebeu informações de que “o Centro Hospitalar Universitário do Porto está a proceder à retirada do prémio atribuído durante o mês de dezembro aos enfermeiros de alguns serviços”.

No documento, datado de quarta-feira, o deputados bloquista Moisés Ferreira questiona o Governo se tem “conhecimento desta situação” e o que pretende fazer o Governo para a corrigir.

“Entende o Governo que os prémios em causa devem chegar a todos os profissionais de saúde?”, interpela o BE.

Uma vez que o “prémio atribuído no mês de dezembro foi de metade do vencimento”, prossegue o deputado Moisés Ferreira, em janeiro “estes enfermeiros receberão apenas metade” do vencimento.

“Este aviso estará a ser feito pelos enfermeiros chefes dos serviços, não existindo qualquer explicação ou justificação por parte do conselho de administração”, acrescenta.

O BE considera “inaceitável a atitude” do Centro Hospitalar Universitário do Porto e alerta para a “necessidade de garantir o justo reconhecimento” a todos os profissionais.

“Esta situação é ainda mais insultuosa uma vez que estarão a ser retirados prémios já atribuídos a profissionais”, considera o grupo parlamentar do BE.

MAIS NOTÍCIAS