SAÚDE QUE SE VÊ

ONU: PM britânico Boris Johnson saúda recandidatura de António Guterres

LUSA
11-01-2021 23:11h

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, saudou “calorosamente” a recandidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU, numa conversa hoje por videoconferência.

“O primeiro-ministro saudou calorosamente a decisão do Secretário-Geral de concorrer a um segundo mandato e felicitou-o pelo sucesso do primeiro mandato”, revelou uma porta-voz do chefe do Executivo.

A mesma fonte disse que Johnson convidou também Guterres para participar da cimeira dos líderes do G7 que será organizada pelo Reino Unido no final deste ano, bem como de um evento da Parceria Global para a Educação. 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, encontra-se numa visita ’virtual’ ao Reino Unido, no âmbito da comemoração dos 75 anos da primeira Assembleia Geral da organização, realizada em Londres.

No domingo, fez um discurso na conferência virtual da comemoração da primeira Assembleia Geral da ONU, onde disse que o mundo se encontra “numa época semelhante a 1945”, referindo-se à Segunda Guerra Mundial, embora desta vez o inimigo seja um “vírus microscópico”.

No encontro de hoje, Boris Johnson reiterou o "compromisso de longa data do Reino Unido com o multilateralismo e a ordem internacional baseada em regras” e ambos manifestaram emprenho em trabalhar juntos na Cimeira COP26 em Glasgow em novembro, onde se vão discutir estratégias para combater as alterações climáticas, disse a porta-voz do líder britânico.

Os dois concordaram também com a "necessidade de maior coordenação” no combate à pandemia covid-19 devido à "abordagem fragmentada que a comunidade internacional adotou”, mostrando mesmo assim satisfação com o progresso do mecanismo COVAX, criado pela Organização Mundial de Saúde e outras entidades para promover uma distribuição equilibrada de vacinas contra o coronavírus. 

O atual secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou junto das Nações Unidas a sua candidatura para um segundo mandato de cinco anos para o período de 2022-2026, avançou hoje o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

Guterres indicou à presidência da Assembleia-Geral e do Conselho de Segurança que estava “disponível para um segundo mandato como secretário-geral das Nações Unidas, se essa for a vontade dos Estados-membros", afirmou o porta-voz durante uma conferência de imprensa.

António Guterres, de 71 anos, assumiu o cargo de secretário-geral da ONU em janeiro de 2017 para cumprir um mandato de cinco anos, que termina no final deste ano.

MAIS NOTÍCIAS