SAÚDE QUE SE VÊ

Investigadores portugueses da Universidade de Coimbra criam estetoscópio digital para ser utilizado em doentes COVID-19  

CANAL S+ / VD
18-12-2020 19:08h

Após 10 anos a investigar a auscultação, uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) conseguiu desenvolver um estetoscópio digital, para ser utilizado em doentes COVID-19.

A nova aplicação eletrónica vai permitir ligar um estetoscópio, colocado no doente, ao médico através de um telemóvel android. Entrevistado pelo Canal S+, o professor Paulo de Carvalho, um dos autores da solução, explica que se trata de “dar uma resposta a uma dificuldade operacional, dado que os equipamentos de proteção individual (EPIS) impedem os clínicos de usar o estetoscópio tradicional. “

O investigador lembra que em alternativa ao estetoscópio, muitos médicos recorrem ao Raio X que” tem sempre o inconveniente da radiação ionizante”. Nesse sentido, a nova aplicação, que será disponibilizada em breve pela Google Play Store, permitirá que os doentes sejam devidamente auscultados, sempre que os médicos acharem necessário, com o devido rigor e segurança.

O projeto do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) foi desenvolvido em parceria com os médicos Carlos Robalo Cordeiro e Tiago Alfaro do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC) e baseia-se em “metodologias de data Science e diagnóstico automático”.

Ao Canal S+, o professor Paulo Carvalho mostra-se admirado por um “problema técnico” desta dimensão nunca ter sido resolvido. Seja como for, para o especialista importa é ajudar os profissionais de saúde a vencer mais um obstáculo na luta contra a pandemia.

A nova aplicação está neste momento a ser avaliada pelo Google Play que a irá disponibilizar em breve. O professor Paulo Carvalho garante que “será completamente gratuita. É algo que queremos oferecer à comunidade, até porque somos uma entidade pública”. O especialista afirma ainda que “o código que usamos para fazer esta ligação vai ser também disponibilizado gratuitamente à comunidade numa plataforma,” podendo ser usado por outros serviços médicos e até hospitalares não só nacionais mas até internacionais.

A nova tecnologia, criada no âmbito do projeto ”Lung@ICU - Ferramentas avançadas para diagnóstico e prognóstico em Pneumologia @Cuidados Intensivos” foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e será instalada no CHUC e no Hospital dos Covões.

MAIS NOTÍCIAS