SAÚDE QUE SE VÊ

“Temos duas pandemias em França ao mesmo tempo”, afirma Associação de Autarcas de origem portuguesa em França

CANAL S+ / VD
30-10-2020 00:07h

França está a braços com a maior crise sanitária da sua história com a pandemia da COVID-19, mas não é a única. Paulo Marques, presidente da Associação de Autarcas portugueses em França, que representa 7200 presidentes lusodescendentes, afirma em entrevista ao Canal S+, que “existem duas pandemias em França ao mesmo tempo: uma é a COVID-19 e outra o terrorismo extremista islâmico”.

Hoje, um homem matou três pessoas em Nice, no sul do país, junto da Igreja do Sacré Coeur, no centro da cidade. Entre as vítimas mortais encontra-se uma mulher de 60 anos que foi degolada, na via pública. As autoridades francesas já elevaram o grau de alerta nacional contra o terrorismo a todo o território.

Paulo Marques, autarca da Ville d’Aulnay-sous-Bois nos arredores de Paris garante que com o regresso às escolas, há “uma grande tensão”.

A escalada do número de infectados por causa da pandemia da COVID-19 em França, levou esta semana, o presidente Francês, Emmanuel Macron, a anunciar novas medidas para o país.

Segundo Paulo Marques, o novo confinamento parcial decretado pelo Palácio do Eliseu “parou a Economia das empresas não essenciais”. Apesar de tudo, a comunidade portuguesa está a procurar soluções alternativas para os seus negócios, sobretudo os que trabalham na restauração. Ainda assim, o presidente da Associação de Autarcas de origem portuguesa em França lamenta que “não sejam conhecidas as medidas de amanhã”, o que tem provocado um profundo desconforto e incerteza junto da comunidade portuguesa.

Nesta entrevista ao Canal S+, Paulo Marques explica ainda que apesar de tudo “muitos empresários das obras públicas continuam a trabalhar, dado que são consideradas empresas essenciais”. Inegável é que a França está a viver a segunda vaga da pandemia da COVID-19 com uma intensidade muito preocupante, exercendo uma forte pressão sobre os principais hospitais e em geral sobre o sistema de saúde do país.

França ultrapassou hoje os 36 mil mortos desde o início da pandemia da COVID-19.

 

MAIS NOTÍCIAS