SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Madeira realiza 2.000 testes por dia e já processou 138.671 amostras desde março

LUSA
21-10-2020 19:06h

A Região Autónoma da Madeira realiza cerca de 2.000 testes para covid-19 por dia, indicou hoje o secretário da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, sublinhando que, em março, no início da pandemia, eram feitos apenas 50.

"A Madeira evolui muito na capacidade de testagem, pois começámos por fazer cerca de 50 testes por dia a partir de março e, neste momento, temos uma capacidade de resposta que se aproxima dos 2.000 testes por dia, dado o fluxo de passageiros nos aeroportos", explicou.

No total, o Laboratório de Patologia Clínica do Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) já processou 138.671 amostras desde março.

O governante falava na apresentação de duas cápsulas para transporte de pessoas com doença infecciosa, no Serviço Regional de Proteção Civil, no Funchal.

O novo equipamento, que representa um investimento de 12 mil euros, permite o transporte isolado de doentes em dois modos: o modo pressão negativa, usado para proteger o meio exterior de uma pessoa infetada, e o modo pressão positiva, para transporte de doentes imunocomprometidos.

As macas - designadas Bio-Bag - serão colocadas ao serviço da Proteção Civil na Madeira e no Porto Santo e foram adquiridas no âmbito do plano regional de contingência da covid-19, quando o arquipélago regista 103 os casos ativos, dos quais 95 importados e oito de transmissão local.

"Temos detetado alguns estrangeiros e nacionais que não respeitam o período de isolamento de 12 horas até obterem o resultado do teste", alertou Pedro Ramos, sublinhando que é "fundamental" cumprir as recomendações das autoridades de saúde.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde 01 de julho, há a reportar 88.738 colheitas para teste à covid-19 realizadas até terça-feira.

No total, as amostras processadas no Laboratório de Patologia Clínica do Sesaram ascendem a 138.671, sendo que o Governo regional já investiu 10 milhões de euros na realização de testes.

MAIS NOTÍCIAS