SAÚDE QUE SE VÊ

“A aplicação em Portugal é verdadeiramente um sucesso. Neste momento, 1 milhão e 800 mil pessoas já a baixaram“, afirma Presidente do Conselho Nacional de Saúde  

CANAL S+ / VD
19-10-2020 14:14h

Apesar de ainda não ser obrigatório em Portugal o uso por parte de cada cidadão da aplicação Stay Away Covid, Henrique Barros entrevistado pelo Canal S+ garante que a app é um sucesso, dado que mais um milhão e 800 mil pessoas já a descarregaram.

O professor de epidemiologia da Universidade do Porto recorda que a Stay Away Covid “não é um talismã, nem uma bala dourada”, mas é mais um meio para nos ajudar no combate à pandemia da COVID-19. Henrique Barros lembra que se trata de uma aplicação pioneira, mas que precisa sobretudo de ser melhor enquadrada no sistema de saúde português.

Para o presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, o mais importante é explicar as coisas às pessoas e comunicar de forma clara, em vez de impor novas regras, dado que isso pode gerar “um risco de resposta de ricochete de negação”, alerta.

Esta semana, o parlamento analisa a proposta de lei do Governo que prevê o uso obrigatório de máscara na via pública e a utilização igualmente obrigatória nos smartphones da aplicação Stay Away Covid.

MAIS NOTÍCIAS