SAÚDE QUE SE VÊ

Farmácias e Câmara de Águeda sensibilizam para a toma correta da medicação

LUSA
18-08-2020 18:49h

O presidente da Associação Nacional de Farmácias, Paulo Jorge Cleto Duarte, classificou hoje a toma errada de medicação ou a falta de adesão à terapêutica como “um dos maiores problemas de saúde pública”.

Paulo Cleto Duarte falava em Águeda, na assinatura do primeiro protocolo da Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a Associação Dignitude com uma autarquia, no caso a Câmara de Águeda, para a comparticipação do serviço de preparação individualizada da medicação.

“Este protocolo vem trazer um cuidado adicional, atacando diretamente um dos maiores problemas de saúde pública a nível global que é a falta de adesão à terapêutica ou tomar muitos medicamentos errados na altura errada”, disse o dirigente associativo.

 Segundo Cleto Duarte, “vai ser possível garantir que as pessoas mais frágeis tomem melhor a sua terapêutica e melhorem a gestão da sua medicação”.

Na cerimónia de assinatura, Paulo Cleto Duarte sublinhou que o cofinanciamento da Câmara de Águeda, a primeira autarquia a aderir ao programa, “vai impactar muito positivamente a saúde das pessoas que residem no Município.

Carolina Mosca, presidente do Colégio de Farmácia Comunitária e em representação da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, considerou “de extrema relevância a parceria entre as várias áreas, tendo o foco central no doente”.

“Este protocolo vai facilitar e ajudar as pessoas com maiores necessidades no que toca à gestão da terapêutica”, destacou.

O serviço farmacêutico diferenciado “promove a utilização correta, segura e efetiva da medicação” com recurso a um dispositivo de múltiplos compartimentos para a organização de medicamentos, homologado pelo Infarmed.

O objetivo é contribuir para a redução dos erros de administração de medicação prescrita devido a confusão, duplicações e esquecimentos e deverá ser implantado nas 13 farmácias do Concelho de Águeda.

O acesso ao serviço farmacêutico será comparticipado pela Câmara de Águeda, de acordo com os rendimentos dos utentes.

Para além do protocolo para a prestação desse serviço, a Câmara Municipal de Águeda aderiu ao Programa Abem, da Associação Dignitude, uma Rede Solidária do Medicamento que pretende dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento por parte da população carenciada.

Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda, afirmou que, com o acordo hoje firmado, “as pessoas que efetivamente precisam, encontram um apoio para que, através das farmácias, possa ser disponibilizada a medicação”.

Por outro lado, com a adesão ao Programa Abem, “é abrangida uma franja muito mais larga da população, nomeadamente os idosos, os que estão medicados, e que sentem dificuldades em perceber como e quando os tomar”.

Maria de Belém Roseira, procuradora da Direção da Dignitude e antiga ministra da Saúde, salientou que a dignidade está na base do projeto, pois permite apoiar uma franja populacional carenciada, sem expor as suas fragilidades.

“Este projeto permite “aplanar sobretudo a curva da pobreza e das desigualdades”, sublinhou.

MAIS NOTÍCIAS