SAÚDE QUE SE VÊ

COVID.19: Grupo de apoio ajuda professores a trabalhar com ferramentas digitais de ensino

CANAL S+ FF
30-04-2020 22:27h

O confinamento obrigou a repensar as metodologias de ensino e levou professores a encontrarem novas formas de comunicar. A pensar nas dificuldades da classe, um grupo de docentes criou um grupo de apoio que conta já com 27 mil subscritores.

Com a chegada do terceiro período, um grupo de três professores, há já muito familiarizados com o E-learning, decidiu criar uma plataforma de partilha de conhecimentos para auxiliar docentes que, num curto espaço de tempo, tiveram de se adaptar às ferramentas digitais. A adesão foi imediata, massiva e ultrapassou todas as expectativas.

 

Se, numa primeira fase, o grupo conseguiu dar resposta às necessidades mais urgentes, neste momento, e já com 27 mil subscritores, os desafios tornaram-se mais complexos, com questões cada vez mais técnicas. O número de administradores alargou-se a professores do ensino público e privado, que abrangem todos os graus escolares, desde o primeiro ciclo até ao ensino politécnico e universitário.

 

Ana Paula Loureiro, reconhece que esta é também uma fase de aprendizagem para os professores e não tem dúvidas que o recurso às plataformas online, trará mudanças benéficas, não só ao nível dos métodos de ensino, mas também, à gestão da sala de aula.

 

A professora finaliza reconhecendo que o confinamento em época de pandemia acelerou a mudança de paradigma do ensino e que o futuro será, cada vez mais, digital e tecnológico.

O grupo E-learning de apoio tem página de facebook, pode ser visitado aqui, tem  27.598 membros e outros 100 aguardam aprovação para fazer parte de projeto de partilha.

 

MAIS NOTÍCIAS