SAÚDE QUE SE VÊ

Iniciativa @caixa.solidária une milhares de portugueses em todo o país

CANAL S+ / LP
23-04-2020 21:19h

Sob o lema “Leve o que precisar, deixe o que quiser”, esta iniciativa é o espelho da enorme onda de solidariedade que está a atravessar o país, de Norte a Sul, em tempo de pandemia. A ideia é simples: deixar bens essenciais em plena rua, numa caixa, para ajudar quem mais precisa.

Em entrevista ao S+, Nuno Botelho, o impulsionador da iniciativa e fotojornalista de profissão, resolveu meter “mãos à obra” e criou nas redes sociais a iniciativa @caixa.solidaria onde, em cada bairro, se coloca uma caixa com alimentos para serem oferecidos a quem tenha dificuldades devido ao isolamento social. A primeira caixa foi criada por Nuno Botelho em Sassoeiros e a segunda caixa na Parede, em Lisboa. E, de uma simples partilha nas redes sociais, nasceu uma onda de solidariedade enorme - o facebook da @caixa.solidária já conta com mais de 60 mil membros e são já mais de 600 caixas registadas por todo o país.

Pão, azeite, massa, cereais, enlatados e até comida para os animais de estimação, são alguns dos produtos que podem ser depositados em caixas solidárias para aqueles que enfrentam um maior aperto financeiro em Portugal devido à covid-19. Nuno Botelho apela para que, na criação de uma @caixa.solidária e até mesmo para quem as procura, sejam tomadas as habituais medidas de precaução aconselhadas pela Direção Geral da Saúde (DGS) e para que, sempre que possível, seja realizada uma frequente higienização das caixas. Estas devem ser colocadas em sítios abrigados da chuva e do sol, de plástico ou de outro material, logo que este não comprometa o estado de conservação dos alimentos. 

O mentor desta iniciativa revela que a União de freguesias de Carcavelos e Parede, juntamente com a Câmara Municipal de Cascais, na habitual desinfeção das ruas, durante a noite, está a proceder à limpeza das caixas. Nuno Botelho anseia que, se outros municípios ainda não o fazem, possam vir a fazer num futuro próximo.

Entre muitas mensagens que tem recebido, emocionado, fala-nos de um bilhete partilhado no Facebook, deixado por alguém que procurou a @caixa.solidária. Escrito estava um enorme agradecimento por ter conseguido, através desta iniciativa, dar de comida aos filhos: “Muito obrigada! Eu estava aflita, não sabia o que dar aos meninos neste jantar. Deus vos ilumine”.

O mentor desta iniciativa acredita que “mesmo depois desta pandemia, haverá muita gente a continuar a precisar de ajuda” e esta poderá ser apenas mais uma forma de apoiar famílias mais carenciadas e a população que se encontra desempregada.

No facebook podem ter mais informações sobre a localização das caixas, e serve de motivação para quem quiser replicar a ideia nos seus bairros de forma a que cada vizinho possa levar o que mais precisa e deixar o que quiser. Pode ter acesso à localização, aqui.

MAIS NOTÍCIAS