SAÚDE QUE SE VÊ

Vitamina D pode ajudar no combate às infeções respiratórias causadas por coronavírus

Canal S+ FF
15-04-2020 22:55h

A carência de vitamina D aumenta o risco de infeções respiratórias. Ainda não existem dados relativos à Covid-19, mas presume-se que o principio seja idêntico, segundo um estudo publicado pela Universidade de Turim. Em Portugal, nas duas últimas semanas, uma equipa de investigadores analisa as medições dos níveis de Vitamina D, recolhidos em doentes hospitalizados em Lisboa e no Porto.

Produz-se na pele, através da exposição solar, é sintetizada pelo corpo e é fundamental para a absorção de cálcio. Para além da manutenção da massa óssea, a vitamina D, que funciona como uma hormona, está igualmente envolvida em várias funções dos sistemas digestivo, circulatório, nervoso e imunitário. É em relação a este último, para onde se viram agora as atenções: pode ou não a vitamina D desempenhar um papel importante na prevenção da Covid-19?

Mulheres, fumadores e idosos são os grupos que, habitualmente, registam maior prevalência de défice de vitamina D. O mesmo se tem verificado em doentes por Covid-19, em estados mais graves e hospitalizados, segundo um estudo divulgado pela Universidade de Turim. Portugal começou, também, a recolher as primeiras medições nos doentes do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e São João, no Porto.

Dificilmente encontrada por via da nutrição, apenas em peixes gordos e em doses mínimas nos laticínios, ovos e verduras, a vitamina D obriga a exposição aos raios ultravioleta. Apesar de Portugal ter uma exposição solar elevada, cerca de dois terços dos portugueses revelam carências.

Em época de confinamento, a situação tende a generalizar-se. O melhor conselho é aproveitar o sol, sempre que seja possível.

MAIS NOTÍCIAS