A Câmara de Gondomar aprovou hoje, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2024, que apresenta um saldo positivo de 216 mil euros, quase menos 400 mil euros do que o apurado em 2023.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou hoje que é preciso garantir que nasçam menos bebés em ambulâncias, mas afirmou que sempre houve situações semelhantes.
O vogal do conselho de administração do hospital de Ponta Delgada José Barreto Carvalho denunciou hoje "irregularidades" na gestão da instituição, como a “adulteração” de atas, mas a ex-presidente Manuela Gomes de Menezes disse que são acusações “totalmente falsas”.
A presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos defendeu hoje a revisão urgente da portaria que regula a criação do projeto-piloto de Equipas de Cuidados Integrados Continuados para que inclua, nesse, as equipas comunitárias e domiciliárias de cuidados paliativos.
A Europa poA Europa pode não atingir as metas de desenvolvimento da ONU para 2030 em relação ao vírus da imunodeficiência humana (VIH) e à tuberculose, alertou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).
A Santa Casa da Misericórdia do Fundão vai ampliar a Unidade de Cuidados Continuados e viu aprovada uma candidatura que contempla mais 30 camas destinadas à resposta de média duração e reabilitação.
O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos foi hoje ouvido no Ministério Público para esclarecer a denúncia de que os doentes em tratamento de hemodiálise em Bissau morreram e saiu sem qualquer medida de coação, disseram os seus advogados.
O presidente da Câmara de Melgaço, o socialista Manoel Batista, foi o escolhido para representar os municípios na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, aguardando validação da tutela, revelou hoje o autarca de Viana do Castelo.
A farmacêutica portuguesa BIAL acordou ser membro fundador da empresa de biotecnologia 'Orphan Therapeutics Accelerator' (OTXL), focada em obter e reiniciar o desenvolvimento de medicamentos promissores em estágio clínico 'arquivados' para doenças ultrarraras e fornecer um caminho de comercialização.
Três crianças necessitaram hoje de assistência hospitalar, por inalação de fumo, depois de o autocarro onde seguiam se ter incendiado na Autoestrada 5 (A5) no sentido Lisboa-Cascais, na zona de Carnaxide, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
A presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos lamentou hoje que não haja um debate sério sobre cuidados especializados a doentes com doenças graves e em fim de vida e seus cuidadores, sobretudo numa altura de eleições legislativas.
Mais de 150 pessoas foram hoje hospitalizadas com ferimentos sofridos ao tentarem fugir de edifícios sacudidos pelo sismo de magnitude 6,2 ocorrido na cidade turca de Istambul, indicou o gabinete do governador.
Um jornalista sueco detido à chegada à Turquia, no final de março, foi acusado de "insultar o Presidente" e de "crimes relacionados com terrorismo", arriscando uma pena de prisão de até 12 anos, foi hoje divulgado.
A Ordem dos Médicos (OM) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) reafirmaram hoje a “estreita colaboração” que sempre tiveram no processo da criação da especialidade de Medicina de Urgência e Emergência.
A secretária de Estado da Saúde destacou hoje os casos de sarampo registados em Portugal desde o início do ano para sublinhar a importância de “desligar de populismos” para não por em causa a saúde púbica.
O Presidente ucraniano apelou hoje a um cessar-fogo “imediato, completo e incondicional” na Ucrânia, enquanto uma delegação de Kiev está em Londres para conversações com os aliados ocidentais, numa reunião entretanto redimensionada e reduzida a contactos técnicos.
A Entidade Reguladora da Saúde recebeu 87.727 reclamações de ocorrências do ano passado, sendo o acesso aos cuidados de saúde predominante nas queixas contra o setor público sem internamento.
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro considerou hoje inaceitável o caso de uma mulher, em trabalho de parto, que teve “a criança à porta do bloco de partos do Hospital do Barreiro”.
Moçambique foi o único país lusófono a participar no mais recente exercício da Organização Mundial da Saúde (OMS) de simulação de novos surtos de doenças virais para testar a resposta a novas pandemias, afirmou hoje a ONU.
O Presidente de Angola, que detém atualmente a presidência da União Africana (UA), anunciou uma contribuição voluntária de 4,4 milhões de euros para a agência de saúde pública da UA, anunciou hoje a organização.
A OIT considera que a inteligência artificial e a robótica podem ajudar, no mundo laboral, em tarefas perigosas e otimização da logística, mas há riscos para a saúde mental dos trabalhadores decorrentes do apertado controlo sobre o trabalho.
A Comissão de Trabalhadores do INEM contestou hoje a exclusão dos médicos do Instituto na admissão à especialidade de medicina de urgência e emergência, no âmbito dos critérios aprovados pela Ordem dos Médicos.
O médico António Diniz, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, defendeu hoje a elaboração de um calendário específico para adultos no Programa Nacional de Vacinação (PNV), considerando que devia deixar de ser focado nas crianças.
Uma Viatura de Emergência Médica e Reanimação (VMER) do INEM despistou-se, na manhã de hoje, em Espinho, no distrito de Aveiro, e atropelou duas pessoas, provocando quatro feridos, dois em estado grave, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.