A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) apelou hoje ao cumprimento das medidas de saúde pública no Natal e Ano Novo, nomeadamente o distanciamento social de 1,5 metros, uso de máscara e higienização das mãos.
A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou hoje que o Governo vai aumentar o número de testes covid-19 gratuitos por pessoa, que está agora fixado em quatro por mês.
Os utentes dos Açores com 60 a 64 anos foram incluídos na vacinação gratuita contra a gripe pela Direção Regional de Saúde, divulgou hoje a Secretaria Regional da Saúde e Desporto.
A ministra da Saúde admite o “agravamento” do impacto da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 sobre os serviços de saúde, ainda que os cuidados hospitalares tenham registado “níveis estáveis” nos últimos dados disponíveis.
A ministra da Saúde revelou hoje que as estimativas da presença da variante Ómicron em Portugal indicam já uma prevalência de 20%, que poderá subir para 50% na semana do Natal e 80% no final do ano.
Uma investigação liderada por instituições portuguesas descobriu um mecanismo para a produção da rodopsina, uma proteína da retina dos olhos cuja falta causa a retinite pigmentosa, doença que provoca a degeneração da retina e a perda de visão.
Novos medicamentos e uma segunda geração de vacinas poderão ficar disponíveis em 2022, mas a insuficiente vacinação global e a ameaça das variantes adensam as incertezas se a covid-19 evoluirá para endemia em Portugal e no mundo.
O próximo ano na saúde herda os problemas que marcaram 2021, com a pandemia de covid-19 e hospitais à beira da rutura por falta de profissionais, além da incerteza gerada pela crise política e atrasos nos investimentos no setor.
O Governo autorizou a abertura de 731 vagas para médicos especialistas no Serviço Nacional de Saúde no segundo concurso da época de 2021, a maioria na área hospitalar.
O Sindicato dos Técnicos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais lamenta a falta de respostas na aplicação das medidas anunciadas pelo Governo para a mitigação da pandemia de covid-19 nos estabelecimentos prisionais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reconheceu hoje o “ritmo feroz” de propagação da variante Ómicron do SARS-CoV-2, que causa a covid-19, mas vincou que a União Europeia (UE) está “melhor que há um ano”.
A vacina da Moderna contra a covid-19 apresenta um pequeno risco de provocar problemas cardíacos, mas sem consequências graves, de acordo com um estudo publicado na quinta-feira, que usou como amostra toda a população dinamarquesa.
Os ministros da Saúde do Grupo dos 7 (G-7) apelaram hoje à cooperação face à variante Omicron do novo coronavirus, que qualificaram como “a maior ameaça atual à saúde pública mundial”.
Câmara e Universidade de Coimbra inauguraram hoje um posto de testagem gratuita à covid-19 na Praça da República, zona central da noite coimbrã, para garantir que os jovens possam divertir-se em segurança.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, classificou hoje 2021 como “um ano difícil”, com a continuação da pandemia de covid-19, a desigualdade, a injustiça global, a falta de vacinas para os países pobres e os conflitos.
O Governo aprovou hoje o decreto-lei que altera as medidas no âmbito da pandemia da covid-19, que incluem a aplicação do regime do apoio excecional à família no período de contenção, entre 02 e 09 de janeiro.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considera fundamental que, na luta contra a covid-19, as pessoas encontrem um equilíbrio “para não interromper a vida”, porque é importante a vida social.
A Madeira registou hoje mais uma morte por covid-19, elevando o total de óbitos associados à doença para 122, indicou a Direção Regional da Saúde, reportando também 152 novos casos e um total de 1.081 infeções ativas no arquipélago.
Cerca de 61 mil crianças estão inscritas para serem vacinadas contra a covid-19 no próximo fim de semana, 13 mil das quais autoagendadas nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, avisa que se aproxima um período difícil e apela à vacinação contra a covid-19, à responsabilidade nos comportamentos e ao uso dos autotestes.
As autoridades da Madeira identificaram a primeira infeção com a variante Ómicron do vírus da covid-19 na região, um caso importado do Reino Unido, disse hoje o secretário regional de Saúde.
A marcação da vacinação contra a covid-19 está disponível, a partir de hoje, para pessoas com 60 ou mais anos no portal do agendamento `online´ disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Do Canadá a Marrocos, da Irlanda a França, as restrições de viagens aumentam para conter a propagação alarmante da variante Ómicron da covid-19, enquanto os líderes europeus pedem para se acelerar a vacinação.
A pandemia de covid-19 já provocou 225.591 mortos em África, onde foram registados 9.049.217 casos, dos quais 8.270.074 recuperaram da doença, segundo dados oficiais regionais hoje divulgados.