A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera num relatório hoje divulgado a necessidade de vacinas que previnam melhor a infeção e a transmissão do coronavírus que causa a covid-19, quando circula a variante Ómicron, mais contagiosa.
A primeira clínica de hemodiálise de Amarante iniciou esta semana a atividade no espaço das consultas externas do antigo hospital de São Gonçalo, propriedade da Misericórdia da cidade, com capacidade para 20 postos de tratamento, segundo os responsáveis.
A Segurança Social identificou mais de mil lares ilegais nos últimos dois anos, tendo notificado 186 estruturas para encerrar e fechado coercivamente outras 48, uma média de dois lares ilegais fechados por mês desde 2020.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) suspendeu a partir de hoje as visitas aos doentes internados nos hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, como medida temporária e preventiva face à evolução epidemiológica da covid-19.
O novo centro de vacinação covid-19 do concelho de Alcobaça vai abrir portas na sexta-feira, no Mercado Municipal, local que, segundo a Câmara, vai aumentar a capacidade de resposta.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) admitiu hoje a administração da quarta dose da vacina só a imunodeprimidos e pessoas vulneráveis, rejeitando a “vacinação repetida” com doses de reforço contra a covid-19 num curto prazo.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse hoje que a União Europeia (UE) está “a caminhar” para que o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, se torne endémico, principalmente devido à variante Ómicron, mas “ainda não está nessa fase”.
O Reino Unido é o país mais próximo de sair da pandemia covid-19 e declarar a doença uma endemia devido ao elevado nível de imunidade na população e atitude das pessoas, afirmou hoje o epidemiologista norte-americano David Heymann.
Uma nova maternidade em Coimbra e a revisão do sistema de portagens nas autoestradas 13, 17 e 19 estão entre as reivindicações das comunidades intermunicipais (CIM) das regiões de Leiria e Coimbra, que hoje se reuniram em cimeira, em Ansião.
Portugal registou 33.340 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2, mais 28 mortes associadas à covid-19 e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos nas últimas 24 horas, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Organização Mundial de Saúde previu hoje que mais de metade dos europeus poderá ficar infetada com a variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, reconhecendo que fez aumentar as hospitalizações, mas não as mortes atribuídas à covid-19.
Mais de 2.000 enfermeiros pediram para sair de Portugal desde o início da pandemia, em março de 2020, especialmente no segundo semestre do ano passado, segundo dados divulgados hoje pela Ordem dos Enfermeiros (OE).
A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) abriu no início do ano as novas camas da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de média e longa duração, anunciou hoje aquela instituição do distrito de Castelo Branco.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto desvendaram um método que, ao travar a comunicação entre células estaminais cancerígenas e outras células do tumor, impede a progressão do cancro do pâncreas.
A Health Products Research and Development (HPRD), empresa da Covilhã que presta serviços na área da tecnologia farmacêutica e microbiologia, está a criar uma unidade de produção de cosméticos, dispositivos médicos, biocidas e produtos veterinários.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 268 novos casos positivos de covid-19, totalizando hoje a região 2.615 infeções ativas, enquanto há mais 337 pessoas que recuperaram da doença, segundo o boletim da Autoridade de Saúde.
Os principais riscos a longo prazo estão relacionados com o clima, enquanto as principais preocupações a curto prazo incluem clivagens sociais, crises de subsistência e deterioração da saúde mental, revela hoje um estudo do Fórum Económico Mundial.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai ser submetido a uma operação urgente na quarta-feira e vai falhar a campanha das eleições legislativas enquanto estiver a recuperar, sendo substituído por João Ferreira e João Oliveira.
Carmo Bastos recebeu aos 44 anos o diagnóstico de que tinha Parkinson. Depois de largas semanas para o aceitar, mudou o ritmo da sua vida e criou a Young Parkies para que outros doentes "não carreguem este peso” sozinhos.
O presidente do Conselho Europeu expressou hoje a sua tristeza e comoção após a morte do líder do Parlamento Europeu, David Sassoli, esta madrugada, aos 65 anos, após mais de duas semanas hospitalizado em Itália.
A presidente da Comissão Europeia lamentou a morte do líder do Parlamento Europeu, David Sassoli, esta madrugada, aos 65 anos, após mais de duas semanas hospitalizado em Itália.
O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, morreu hoje aos 65 anos de idade, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário, disse o seu porta-voz, Roberto Cuillo.
Partículas nocivas, às quais estão expostas 86% das pessoas que vivem em áreas urbanas, provocaram mais de 1,8 milhões de mortes nas cidades em 2019, segundo um estudo divulgado pela revista científica britânica “The Lancet Planetary Health”.
Investigadores da Universidade da Florida (UF), nos Estados Unidos, concluíram num estudo divulgado na segunda-feira que o ‘doomscrolling’, termo em inglês usado para se referir à ação de absorção de notícias negativas, é “um comportamento novo e único”.