O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, anunciou hoje que o uso de máscara deixou de ser obrigatório no parlamento, ressalvando que “ninguém está impedido” de usar caso queira.
O fim da obrigatoriedade do uso de máscara nas escolas “não terá impactos muito significativos” no aumento de casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, indicam os modelos de previsão da pandemia do Instituto Superior Técnico (IST).
A atividade epidémica da gripe está disseminada em Portugal, segundo o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA), que indica uma ligeira subida da incidência, que tinha caído de forma abrupta.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram que a imunoterapia, também conhecida como vacina antialérgica, pode prevenir a progressão da doença alérgica e diminuir em 25% o risco de as crianças desenvolverem asma.
Todas as regiões do continente vão manter, pelo menos até quinta-feira, concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, segundo o boletim polínico, divulgado pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
O uso de máscaras deixou de ser hoje obrigatório, depois de ter sido publicado na noite de quinta-feira o decreto-lei que altera e simplifica as medidas no âmbito da pandemia de covid-19 em Diário da República.
Um projeto para acompanhar pessoas com problemas de saúde mental graves após saírem do internamento é o vencedor do FLAD Science Award Mental Health 2022, no valor de 300 mil euros, foi hoje anunciado.
O decreto-lei que altera e simplifica as medidas no âmbito da pandemia de covid-19, incluindo a redução da obrigatoriedade do uso de máscaras, foi hoje publicado em Diário da República.
O medicamento antiviral da farmacêutica Pfizer é “fortemente recomendado” para pessoas com maior risco de internamento hospitalar por covid-19, consideram os especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) numa orientação hoje divulgada.
O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que reduz a obrigatoriedade do uso de máscaras no âmbito da pandemia de covid-19.
Quinze enfermeiros contratados pelo Centro Hospitalar do Oeste (CHO) terminam contratos e vão ser dispensados no final do mês, mas o conselho de administração já solicitou autorização para renovar o contrato dos profissionais.
O diretor clínico do Hospital de Braga, Jorge Marques, admitiu hoje a existência de um surto provocado por bactérias multirresistentes, adiantando que há oito doentes infetados e cerca de 140 “colonizados”.
O virologista Pedro Simas afirmou hoje que concorda “em absoluto” com a decisão do Governo de acabar com o uso obrigatório de máscara, que classificou como “correta e equilibrada” perante a evolução da covid-19 em Portugal.
Mais de um milhão de crianças no Gana, Quénia e Maláui já receberam pelo menos uma dose da primeira vacina contra a malária, que provou ser segura e reduzir substancialmente a forma grave da doença, foi hoje anunciado.
A plataforma de atendimento por videochamada aos cidadãos surdos do SNS 24 realizou, em dois anos, cerca de 3.300 triagens intermediadas por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, anunciaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
O presidente da Iniciativa Liberal (IL) afirmou que hoje é um "dia feliz" por ter sido anunciado o fim quase generalizado da obrigatoriedade do uso de máscara, que considerou "um dos símbolos maiores das limitações de liberdades individuais".
O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) lamentou hoje que o Governo se tenha desviado do plano inicial de alívio das medidas “devido à contestação” à obrigatoriedade do uso de máscaras.
A Madeira é a primeira região do país a criar uma unidade de saúde dedicada ao doente frágil vocacionada para a prevenção e tratamento de situações de dependência dos doentes, afirmou hoje o presidente do Governo Regional.
A apresentação do certificado digital Covid-19 ou um teste à covid-19 negativo vai deixar de ser necessário para entrar em lares e para visitar doentes nos hospitais, anunciou hoje a ministra da Saúde.
As autoridades de saúde estão a preparar a administração de uma nova dose de reforço da vacina contra a covid-19 antes do período de outono e inverno, anunciou hoje a ministra da Saúde.
A ministra da Presidência afirmou hoje que o Governo ouviu os peritos antes de tomar a decisão de acabar com o uso generalizado das máscaras, recusando ter sido alvo de pressões, designadamente por parte dos agentes da educação.
A ministra da Presidência salientou hoje que a entrada em vigor dos decretos para o fim quase generalizado da obrigatoriedade do uso de máscaras depende do tempo de decisão do Presidente da República no processo de promulgação.
O uso de máscara nos espaços interiores deverá ser abolido na Madeira a partir de meados de maio, anunciou hoje o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.
O Governo prolongou hoje a situação de alerta devido à pandemia de covid-19 até ao dia 05 de maio, tendo sido introduzidas medidas de alívio, anunciou hoje a ministra da Presidência.