Nos primeiros seis meses deste ano foram registados em Portugal 63.926 óbitos, menos 3.386 que no mesmo período de 2021 (-5%), segundo as Estatísticas Vitais hoje divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Mais de 47 mil portugueses registaram numa década o seu testamento vital, documento através do qual qualquer adulto pode manifestar de livre vontade os cuidados de saúde que pretende ou não receber quando estiver incapaz de expressar a sua vontade.
O presidente da Associação Europeia de Medicina Perinatal defendeu hoje que Portugal devia fazer uma “avaliação rigorosa” da mortalidade materna, além dos números, com um grupo de pessoas que analisasse as situações caso a caso, sediado na DGS.
Portugal registou em maio o maior excesso de mortalidade na União Europeia, com uma taxa de 19%, quase o triplo da média comunitária, de 6,6%, revelam dados hoje publicados pelo gabinete de estatísticas da União Europeia.
O presidente da Assembleia da República realçou hoje que a comissão Independente para a contratação pública especial foi aprovada por amplo consenso no parlamento e as suas competências tiveram o envolvimento dos três órgãos de soberania.
A pandemia da covid-19 contribuiu para a maior quebra na vacinação infantil em cerca de 30 anos, tendo 25 milhões de crianças ficado desprotegidas contra difteria, tétano e tosse convulsa em 2021, segundo estimativas da ONU hoje divulgadas.
Portugal registou um excesso de mortalidade entre 07 e 13 de julho correspondente a 238 óbitos, atribuídos à onda de calor que se verifica no continente nos últimos dias, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A ministra da Saúde afirmou que o país está a atravessar uma semana “particularmente preocupante” devido à vaga de calor e que hoje alguns hospitais estão a registar “picos de afluência”.
A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) anunciou hoje que vai juntar-se ao protesto contra a integração de médicos sem especialidade em Medicina Geral e Familiar nos centros de saúde, convocado para sábado.
A ministra da Saúde afirmou hoje que a contratação de clínicos sem especialidade para colmatar a falta de médicos de família pretende responder aos casos de doença aguda, não contando para os rácios de cobertura de medicina geral e familiar.
Os hospitais realizaram nos primeiros seis meses do ano mais 270 mil consultas e mais 32 mil cirurgias face ao mesmo período de 2019, ano pré-pandemia, segundo dados provisórios divulgados hoje pela ministra da Saúde.
A ministra da Saúde afirmou hoje que o Governo recorre aos setores social e privado quando está esgotada a capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas rejeitou que essa opção resulte de um preconceito ideológico.
Mais de 270 novos médicos de família estão prontos para iniciar funções no Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje no parlamento a secretária de Estado da Saúde, Fátima Fonseca.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde atribuiu hoje o excesso de mortalidade em 2020 à covid-19, à gripe e ao calor, mas também a um pico sem causa específica que necessita de uma investigação num período mais longo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou hoje que o número de epidemias em África causadas por doenças com origem em animais cresceu 63% na última década, comparando com a anterior, de 2001 a 2011.
O presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga considerou hoje que “não é agradável” os constantes encerramentos do Serviço de Urgência de Obstetrícia e Ginecologia, assumindo que está a trabalhar diariamente para minimizar os impactos.
O neurocientista da Universidade de Coimbra e investigador na área da psicologia básica, Jorge Almeida, alertou para o perigo da visão “utilitarista” da ciência, apontando a necessidade de equilíbrio entre a ciência básica e a ciência aplicada.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje, numa conferência internacional em Haia sobre crimes de guerra na Ucrânia, a disponibilização de duas equipas portuguesas para trabalhar no terreno, uma do Instituto de Medicina Legal e outra da Polícia Judiciária.
O Chega anunciou hoje a entrega de um projeto de lei para que deixe de ser obrigatório o uso de máscara na generalidade dos locais, incluindo transportes públicos, mantendo-se apenas em estabelecimentos de saúde ou lares.
Metade das vagas abertas no concurso para médicos de Medicina Geral e Familiar ficaram por preencher na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo dados divulgados hoje pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
A ministra da Presidência afirma que os 40 mil milhões de euros do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) visam uma convergência duradoura com a União Europeia, mas com coesão social e territorial.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou esta quarta-feira que a inalação de fumos ou de substâncias irritantes químicas e o calor podem causar danos nas vias respiratórias e emitiu recomendações sobre o que deve fazer-se nestas situações.
Bill Gates, preocupado com o “sofrimento significativo” resultante de problemas globais, incluindo a pandemia do novo coronavirus, anunciou na quarta-feira que vai doar 20 mil milhões de dólares à sua fundação para que esta possa aumentar a despesa anual.
Os medicamentos fluvoxamina e colchicine não são recomendados para doentes com covid-19 leve ou moderada, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta falta de dados sobre os benefícios dos fármacos nessas situações.