A ministra da Coesão Territorial justificou hoje a pouca adesão ao processo de transferência de competências na área da Saúde com a pandemia e por ter começado mais tarde do que as outras áreas.
A Universidade da Beira Interior (UBI) está a realizar uma ação de formação em Suporte Básico de Vida (SBV), junto da comunidade escolar que já envolveu mais de 350 jovens, anunciou hoje a instituição.
As linhagens BA.4 e BA.5 da variante Ómicron, cuja virulência ainda está a ser determinada, estão a causar a nova vaga da pandemia de covid-19 na África do Sul, informou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O mundo registou na última semana 3,8 milhões novos casos de covid-19, o valor mais baixo desde o aparecimento da dominante variante ómicron, revelou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Madeira vai manter a obrigatoriedade de certificado digital ou teste negativo à covid-19 para visitas em hospitais, indicou hoje o secretário da Saúde, sublinhando que a nova orientação nacional não se aplica, para já, no arquipélago.
O Ministério da Saúde anunciou hoje que propôs aos sindicatos dos enfermeiros um protocolo negocial que tem entre as questões centrais a reposição dos pontos perdidos aquando da entrada na nova carreira.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) registou 228 casos suspeitos de hepatite aguda de origem desconhecida em crianças em 20 países de várias partes do mundo, afastando a sua ligação a uma área geográfica específica.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou hoje um apelo a favor do direito ao aborto, colocado em causa nos Estados Unidos por um projecto de acórdão do Supremo Tribunal.
Portugal tem quatro casos suspeitos de hepatite aguda de origem desconhecida em crianças, com idades entre os 7 meses e os 8 anos, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), adiantando que nenhuma apresentou complicações graves, tendo recuperado do quadro clínico.
A Câmara de Cantanhede está “preocupada” com falta de formação para cuidadores informais e vai, por isso, promover ações de capacitação, para melhorar a vida da população no concelho.
O número médio de infeções diárias subiu de 9.474 para as 11.153 e o índice de transmissibilidade (Rt) do SARS-CoV-2 estava em 1,07 a 29 de abril, indicou hoje o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
Quase 1,6 milhões de pessoas no sul de Angola sofreram insegurança alimentar grave em 2021 devido à seca, a pior em 40 anos, revela hoje um relatório que prevê em 2022 o terceiro ano consecutivo de colheitas reduzidas.
A organização humanitária Médicos do Mundo alertou hoje para o “número preocupante” de casos de transtornos mentais causados pela guerra na Ucrânia, especialmente entre os deslocados e refugiados, e para a dificuldade em fornecer a ajuda necessária.
Quase três milhões de pessoas em Moçambique tinham em 2021 uma situação alimentar de crise ou emergência, o número mais elevado desde a seca de 2016, conclui um relatório hoje publicado.
A Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova reivindicou, em moção, o reforço dos serviços médicos e administrativos no centro de saúde e extensões de saúde do concelho, de modo a garantir as necessidades das populações.
A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha alertou hoje que a invasão russa da Ucrânia terá sérias consequências no fornecimento de cereais e anunciou uma aliança para apoiar os países mais afetados pela escalada dos preços dos alimentos.
O aumento da referenciação de utentes dos centros de saúde para o Hospital de São João, no Porto, está a influenciar diariamente a unidade hospitalar, que procura agora responder às listas de espera com mais consultas e mais cirurgias.
A insegurança alimentar atingia quase 200 milhões de pessoas em todo o mundo em 2021, mais quase 40 milhões do que no ano anterior, devido a conflitos e crises climáticas e económicas, avançou hoje a ONU.
O combate à desnutrição infantil em países em vias de desenvolvimento é o principal objetivo do projeto “MORfood”, uma investigação em curso na Universidade de Coimbra (UC), que também reúne investigadores das Universidades do Porto e Agostinho Neto (Angola).
A bastonária dos Enfermeiros acusou hoje o Governo de ter ignorado no Orçamento do Estado para este ano as propostas da Ordem para melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o Serviço Nacional de Saúde.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros advertiu hoje que os enfermeiros vão continuar a emigrar se não tiverem incentivos, como a valorização da carreira, a redução da idade da reforma e a profissão ser considerada de desgaste rápido.
Trabalhadores do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP), em Lisboa, realizam hoje um novo plenário em defesa do Acordo de Empresa (AE) e depois de uma audiência inconclusiva no Ministério do Trabalho, indicou fonte sindical.
Seis associações promovem no sábado uma marcha para alertar para os problemas das pessoas com deficiência, entre eles o critério para a reforma antecipada, que querem passe a ser de 60% de incapacidade, foi hoje anunciado.
O Governo dos Açores vai apresentar uma iniciativa legislativa no parlamento regional para corrigir situações de “injustiça” relativas às carreiras dos técnicos de diagnóstico e terapêutica com mais anos de serviço, anunciou hoje o executivo.