O Observatório de Violência Obstétrica questionou hoje a organização dos serviços de obstetrícia face “ao caos” instalado com o fecho de urgências, defendendo a criação de centros de parto normal para melhorar os cuidados prestados nesta área.
Uma ex-aluna da Universidade do Minho (UMinho) criou uma pulseira odorífera “que leva os mosquitos a julgar que os humanos são plantas”, prevenindo assim picadas associadas a doenças como malária, dengue ou zika, foi hoje anunciado.
O Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do hospital de Beja reabriu hoje, às 08:00, depois de ter estado encerrado desde as 08:00 de domingo, devido à falta de médicos, disse à agência Lusa fonte hospitalar.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou hoje a contratação de 11 médicos especialistas no âmbito de um concurso que abriu 25 vagas para reforçar os quadros dos hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém.
Quase 7% dos doentes internados este ano com covid-19 no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) passaram pelos cuidados intensivos, número muito abaixo do registado nos dois anos anteriores, de cerca de 25%, anunciou hoje a unidade.
O Hospital de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, esclareceu hoje que não estão previstos constrangimentos no bloco de partos nos próximos dias.
Os Açores registaram, na última semana, 452 novos casos de covid-19, totalizando agora 443 casos ativos, menos 119 do que há sete dias, revelou hoje a Direção Regional da Saúde.
O número de atos clínicos realizados no Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) aumentou em 2021 face aos dois anos anteriores, indicou hoje o Governo Regional, sublinhando que mesmo em pandemia o serviço foi prestado com “rigor e responsabilidade”.
As urgências de Ginecologia e Obstetrícia e os blocos de parto dos hospitais de Beja, Braga e Garcia de Orta, em Almada, estão hoje encerradas, sendo que neste último só reabrem na segunda-feira.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, vai investir 2,3 milhões de euros na expansão e requalificação da sua resposta à população na área da saúde mental.
O PS/Açores entregou no parlamento uma anteproposta de lei que pretende "clarificar as competências" e "aperfeiçoar os instrumentos" das regiões autónomas durante os estados de emergência e de calamidade, e na lei de saúde pública, foi hoje anunciado.
O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto) vai lançar um concurso público internacional para instalação de uma creche dedicada aos filhos de profissionais, uma reivindicação e promessa com mais de uma década, foi hoje revelado à Lusa.
O município de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, criou e instalou esculturas metálicas de grandes dimensões nas três praias fluviais do concelho, para deposição de embalagens e garrafas de plástico.
A União Europeia já coordenou com sucesso cerca de mil evacuações médicas de feridos da guerra na Ucrânia, transferidos para hospitais de 18 Estados-membros, entre os quais Portugal, anunciou hoje a Comissão Europeia.
A Mota-Engil, através do consórcio liderado pela Hygeia - Edifícios Hospitalares, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da adjudicação para a concessão do Hospital de Lisboa Oriental, segundo aviso publicado pelo regulador.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) registou no primeiro semestre um aumento do número de cirurgias em 6,3%, e do número de atendimentos nas suas cinco urgências em 35%, em comparação com o período homólogo de 2021.
O bastonário da Ordem dos Médicos considera que o país já devia ter dado um primeiro passo na preparação dos serviços de saúde para a Jornada Mundial da Juventude em 2023, onde são esperados um milhão de jovens em Lisboa.
O bastonário dos médicos assegurou que a Ordem não coloca nenhuma barreira no acesso à especialidade médica, alegando que nos últimos cinco anos as capacidades formativas aumentaram 23,3% nesta área.
O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje a continuidade do novo regime de pagamento de horas extraordinárias nas urgências, que vigora até ao final de janeiro de 2023, para que “a injustiça” não volte a reinar.
O bastonário dos médicos considerou que nada foi feito para evitar a “hemorragia” que está a ser a saída de médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), recordando que a carreira médica não é revista há 13 anos.
Uma em cada oito pessoas infetadas pelo coronavírus responsável pela covid-19 mantém um dos sintomas característicos da doença a longo prazo, mostra um amplo estudo publicado hoje.
O líder do Chega, André Ventura, disse hoje que os "motivos fundamentais” para o partido pedir a revisão do diploma do estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) são a eventual inconstitucionalidade, o ser concentracionário e a sua transparência.
O número de casos confirmados em Portugal de infeção pelo vírus Monkeypox subiu para 710, dos quais 77 identificados na última semana, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O governo dos EUA declarou hoje uma emergência sanitária nacional pelo surto da varíola do macaco que existe no país, depois de se terem registado milhares de contágios, mas sem mortes.