O presidente da Assembleia da República lamentou hoje a morte a cientista Raquel Seruca, considerando que "empobrece a comunidade cientifica portuguesa" e enluta a Universidade e a cidade do Porto.
Os dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos à esperança média de vida confirmam o recuo em três meses da idade legal da reforma em 2023 face a 2022, para 66 anos e quatro meses.
O número de casos confirmados de Monkeypox subiu para 96 em Portugal, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), adiantando que os doentes se mantêm em acompanhamento clínico e estão estáveis.
A Universidade do Porto (UP) manifestou hoje o seu pesar pela morte da investigadora Raquel Seruca, lembrou o seu “extraordinário contributo” para a ciência portuguesa e destacou os “avanços significativos” no estudo e tratamento do cancro.
O Ordem dos Enfermeiros denunciou hoje uma situação de “caos total” no Hospital de Penafiel, com 80 doentes na urgência à espera de internamento.
A investigadora Raquel Seruca, considerada uma referência mundial no estudo do cancro gástrico, morreu aos 59 anos, informou hoje o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto.
A esperança de vida à nascença em Portugal baixou para 80,72 anos, devido à pandemia de covid-19, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), que hoje divulgou os dados do triénio 2019-2021.
Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) estão envolvidos num projeto que poderá permitir o desenvolvimento de fármacos para combater o cancro da bexiga.
O Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla expôs hoje a necessidade da criação de Centros de Referência para a Esclerose Múltipla para assegurar um tratamento mais equitativo aos doentes e a implementação de um registo nacional.
A pneumologista Sofia Ravara alertou hoje que a tendência do consumo de tabaco e cigarros eletrónicos nos jovens é preocupante em Portugal e resulta do ‘marketing’ “extremamente agressivo e eficaz” da indústria.
As capitais de distrito vão acolher, a partir desta semana, uma campanha de rastreio da Fundação Portuguesa do Pulmão direcionada a fumadores e ex-fumadores, com histórico de 10 a 15 anos a fumar cerca de um maço por dia.
Os líderes da União Europeia iniciam hoje em Bruxelas uma cimeira extraordinária de dois dias, na qual discutirão questões de energia, segurança alimentar e defesa, em todos os casos à luz da guerra na Ucrânia, novamente o tema central.
Os Bancos Alimentares contra a Fome recolheram 1.695 toneladas de alimentos, durante o fim de semana em que decorreu a campanha nacional, disse hoje a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
A Fundação Champalimaud anunciou hoje o lançamento de um novo programa de investigação, reunindo especialistas de várias áreas, e que se propõe a “revolucionar a medicina” através da ligação entre a neurociência comportamental e a tecnologia avançada.
A Câmara de Lamego tem em curso um plano de ação para lidar com os animais errantes, os adotados no Centro de Recolha Oficial (CRO) e os pertencentes a famílias carenciadas.
O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, rejeitou hoje que seja necessário tomar novas medidas para controlar a pandemia da covid-19, apelando à “responsabilidade individual” para contrariar o aumento de casos.
O projeto Melhoria da Experiência do Utente (MEU) permitiu diminuir em 22% os tempos de espera para o início de tratamentos em hospital de dia, no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), foi hoje anunciado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que há quase 200 casos confirmados em todo o mundo do "invulgar" surto do vírus Monkeypox fora dos países onde é endémico, salientando que não há razão para preocupação.
Mais 16 casos de Monkeypox foram confirmados em Portugal, elevando para 74 o número total de infeções, adiantou hoje a Direção-Geral da Saúde, informando que a situação clínica de todos os doentes é estável.
O Fórum Médico de Saúde Pública alertou hoje para a “quase total falta de investimento” nos serviços de saúde pública, com um “reflexo extremamente negativo” na população.
Mais de 1.200 médicos assinaram já o manifesto lançado pela Sociedade Portuguesa de Medicina de Urgência e Emergência (SPMUE) a defender a criação desta especialidade médica, processo que está em análise na Ordem dos Médicos.
As taxas moderadoras passam, a partir de 01 de junho, a ser pagas apenas nos serviços de urgência quando o doente não vai referenciado pelo Serviço Nacional de Saúde ou quando não resulte internamento, segundo um decreto-lei hoje publicado.
Um estudo da Universidade de Coimbra (UC) revelou que “nem todas as mudanças produzidas no cérebro, em resultado do envelhecimento, alteram o desempenho cognitivo”.
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) anunciou hoje a entrega de equipamentos para destruição de ninhos de vespa asiática aos seis municípios que a integram.