Erros de medicação por omissão ou falta de controlo na administração ocorrem em até 50% dos pacientes internados em unidades de cuidados intensivos e são uma das principais causas de morte no mundo, alertou o internista Salvador Ríos Martínez.
Forças policiais da Florida apreenderam mais de 23 quilos da droga sintética fentanil, o suficiente para matar mais de 11 milhões de pessoas, aproximadamente metade da população daquele Estado norte-americano.
O ministro da Saúde garantiu hoje que o Governo não irá fechar nenhum serviço de obstetrícia e blocos de partos nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde até ao final do ano, decisão que só será tomada no inicio de 2023.
As autoridades moçambicanas vão reforçar a vacinação depois de terem sido diagnosticados 13 casos de poliomielite no centro do país, anunciaram hoje os serviços de saúde.
Mais de um milhão de pessoas já foram vacinadas contra a gripe desde 07 de setembro, revelou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A unidade de hemodialise de Bragança está a ser abastecida por camiões-cisterna de Mirandela devido ao que os responsáveis atribuem a “uma anomalia” na água da rede pública e o município aos sistemas de filtragem do serviço.
O diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), destituído do cargo por “incapacidade” em assegurar um nível satisfatório nas escalas, considerou hoje “inédito” o motivo apresentado para a sua demissão pelo conselho de administração (CA).
O acesso a cuidados de saúde mental vai ser reforçado no concelho de Loures, distrito de Lisboa, com a criação de equipas comunitárias, divulgou hoje a autarquia, que aprovou, em reunião do executivo, protocolos de cooperação.
Ministros da Saúde e representantes de nove países africanos concordaram hoje em Kampala em adotar medidas conjuntas para impedir a possível propagação do surto de Ébola no Uganda para além das suas fronteiras.
O PSD de Setúbal manifestou-se hoje “perplexo” com o eventual encerramento da urgência obstétrica do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, alegadamente sugerido pela comissão de acompanhamento encarregue de propor soluções para as urgências de obstetrícia e blocos de partos.
O presidente da Câmara da Guarda disse hoje que pediu uma “reunião urgente” ao ministro da Saúde para se debater sobre o futuro da maternidade que poderá encerrar de acordo com um estudo divulgado nos últimos dias pela comunicação social.
Um médico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) integra um grupo de peritos responsável pela elaboração da Diretriz do Conselho Internacional para Padronização em Hematologia.
O Infarmed alertou hoje para o uso indevido da marca CE em testes de antigénio covid-19 de um fabricante chinês, apelando para que não seja comprado, ainda que até agora não haja registo em Portugal do uso destes testes.
O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um requerimento do PS para ouvir o ministro Manuel Pizarro sobre o novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), confirmou à Lusa o deputado socialista Luís Soares.
O conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que agrega três hospitais no distrito de Santarém, destituiu o diretor do serviço de Cardiologia por “incapacidade” em assegurar um nível satisfatório nas escalas, foi hoje anunciado.
O presidente da Câmara de Castelo Branco considerou hoje “completamente descabida” a possibilidade do encerramento da urgência da maternidade do Hospital Amato Lusitano (HAL) e estranhou que se faça essa proposta sem ouvir os interlocutores locais.
O protocolo “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo” permitiu operar às cataratas 90 munícipes deste concelho do distrito da Guarda, desde que o programa entrou em vigor, há “menos de um ano”.
As autoridades de saúde da Madeira registaram, em setembro, 1.693 casos confirmados de infeção por SARS-Cov-2, cinco mortes associadas à doença e 18 internamentos, foi hoje divulgado.
O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários alertou hoje que Portugal já registou mais de 30 focos de gripe aviária de alta patogenicidade desde o ano passado e sublinhou o "papel primordial" destes profissionais na defesa da saúde pública.
A bastonária dos Nutricionistas lamentou hoje que o Orçamento do Estado para 2023 seja omisso no que se refere à nutrição, lembrando que a pandemia, a guerra e a inflação agravaram a pressão nos cuidados nutricionais.
A União Europeia (UE) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertaram hoje para o aumento dos casos de covid-19, que sugerem ter começado uma nova vaga de infeções, e apelam para o reforço da vacinação.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) defendeu hoje que é preciso rever o preço dos medicamentos genéricos, avisando que “achatar demais” os preços pode ter consequências na disponibilidade dos fármacos no mercado.
O continente africano deve planear eficazmente e sem ajuda internacional uma resposta eficaz aos surtos de doenças, pois durante as pandemias África está “por sua conta”, defendeu hoje um responsável internacional de saúde pública.
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas defendeu hoje que a chamada lei das ordens pode pôr em causa a representatividade dos doentes e defendeu que parte do imposto das bebidas açucaradas devia reverter para a saúde oral.